22-09-2016

Vantagens na utilização do biometano

A essência do biometano está no biogás. Tudo começa com a biogasificação, também conhecida como digestão anaeróbica, da matéria orgânica biodegradável, como os resíduos e dejetos orgânicos agrícolas. Esse processo dá origem ao biogás, que é composto basicamente por metano (CH4), gás carbônico (CO2) e, em menor quantidade, oxigênio (O2) e ácido sulfídrico (H2S). Ao passar por um processo de purificação, o biogás transforma-se em biometano.
Em janeiro de 2015, no Diário Oficial da União (DOU), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), regulamentou a utilização do biometano no Brasil. Com isso, o biometano passou a ter o mesmo uso do gás natural (GN) e o mesmo valor econômico do GN, sendo necessário apenas atender as exigências de qualidade do produto determinadas pela resolução da ANP.

Benefícios da utilização de biometano

• O biometano tem sido considerado pelo mercado como uma possibilidade economicamente vantajosa e bastante viável do ponto de vista ambiental, com potencial para diversificar e enriquecer a matriz energética do país.

• A respeito do gás carbônico, o metano é 25 vezes mais prejudicial à atmosfera, tendo grande influência no aquecimento global. Ao utilizar o biometano, deixando de lado os combustíveis fósseis, é possível contribuir para minimizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Uso do biometano

Resultado do biogás concentrado, o biometano tem alto poder como combustível. Pensando como combustível automotivo, ele apresenta ação fiel ao GNV (Gás Natural Veicular). Os automóveis podem fazer uso do biometano se dispuserem das mesmas tecnologias de conversão de motores a GNV. É possível também usar o biometano como substituto do diesel para abastecer caminhões e tratores de propriedades rurais.

Maior rendimento na produção de biocombustíveis

Sabe-se que a necessidade mundial de energia tem aumentado de forma contínua. Devido aos altos preços do petróleo, os recursos limitados e as preocupações ambientais, os governos têm estado mais atentos às fontes de energia renováveis que irão satisfazer as demandas de energia com mínimo impacto ambiental. Nesse sentido, a pioneira e líder na indústria de bioenergia, a Novozymes, dispõe de soluções avançadas em bioinovação, com um amplo portfólio de enzimas industriais, robustas de alto rendimento para todas as áreas de produção de biocombustíveis, inclusive de biometano, visando maior rendimento da produção e melhor qualidade do produto gerado.

Quer fazer um comentário?