16-11-2016

Vantagens dos produtos com baixo teor de lactose

A intolerância à lactose ocorre quando uma pessoa é incapaz de digerir o açúcar do leite e dos laticínios. Dessa forma, isso acontece se houver baixo nível da enzima lactase no organismo, a qual é responsável por hidrolisar a lactose, facilitando a sua digestão. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, estima-se que até 50% da população do país possa vir a desenvolver intolerância à lactose, devido à sua miscigenação. Em nível mundial, de acordo com o Institute of Food Technologists, o número de indivíduos com essa condição é ainda maior: de 70%.

Potencial de mercado

Por esses motivos, muitas dessas pessoas passam grande parte de sua vida evitando laticínios e seus derivados, devido aos sintomas que o seu uso pode trazer. No entanto, através de pesquisas, novas tecnologias permitiram o desenvolvimento de produtos com baixo ou zero teor de lactose, que podem inclusive ser utilizados para o preparo de outras receitas. Isso também abriu portas para esse novo mercado, que tem até quatro vezes mais potencial de crescimento, quando comparado ao segmento de laticínios tradicionais. Muitas pessoas tendem a pensar, de maneira equivocada, que o leite com baixo teor de lactose, por exemplo, não seja de fato leite. Nesse caso, o desafio para os fabricantes desse tipo de produto é o de educá-las, informando que esta seria uma forma de ingerir laticínios, sem que sintam algum desconforto físico.

Benefícios ao consumir esses produtos

Quando incluídos na dieta, podem eliminar inchaços e dores abdominais, gases estomacais ou intestinais e diarreias. Assim, seu uso pode melhorar a qualidade de vida, beneficiando principalmente aqueles que têm intolerância à lactose ou que possuem alguns desses sintomas, quando consomem algum laticínio. Além disso, a completa ausência desse tipo de alimento na dieta pode ocasionar a deficiência de cálcio, proteínas, vitaminas e fósforo, aumentando o risco de outras doenças.

Como produzir laticínios com baixo ou zero teor de lactose no Brasil

A Novozymes, empresa líder mundial no segmento de enzimas, possui soluções para a produção de produtos lácteos com baixo ou zero teor de lactose . Desse modo, indústrias de qualquer porte no setor podem contar com tecnologias de ponta para a comercialização de produtos de qualidade, garantindo a saúde de seus consumidores. Acesse o Bioblog (http://www.bioblog.com.br/) e saiba mais sobre este e outros temas.

Quer fazer um comentário?