Sustentabilidade

Vai para a praia? Não pegue conchas! Elas são fundamentais para o meio ambiente

A retirada de conchas na praia impacta ambiente marinho. Segundo bióloga, conchas funcionariam como fósseis e forma de alimento para outros organismos

Tem gente que adora passear pelas praias e pegar conchas. Seja para fazer artesanato, decoração ou mesmo para garantir uma lembrança do passeio. Mas isso pode causar problemas ao meio ambiente. Segundo a bióloga Camila Domit, da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, as conchas fazem parte da biodiversidade e esse material que compõe a concha contribui para a produtividade da nossa zona costeira, dos nossos oceanos.

“A concha, conforme vai se decompondo, contribui com o aumento da quantidade de carbonato de cálcio no ecossistema marinho. O carbonato de cálcio é essencial para a formação de ossos de algumas espécies. Então, vários organismos dependem do ciclo biogeoquímico desse composto para composição de novos organismos”, afirma Camila.

A especialista comenta que na Espanha, por exemplo, já há esse alerta. Por lá detectaram que a retirada do carbonato causou alterações na produção pesqueira. Então, a concha, ela contribui com o aumento de carbonato e cálcio dentro da produção costeira e vários organismos necessitam dessa composição para a geração de novos organismos nos mares. Moluscos, peixes e tartarugas dependem deles para sobreviver. “Se cada um de nós chegarmos às zonas costeiras e levarmos conchas embora, a gente está retirando esse produto essencial para as praias e isso é um grande problema para os mares”, explica a bióloga.

Você pode conferir a entrevista completa da bióloga para a Rádio Transamazônica clicando aqui.

Tags:

5 comentários

  1. Pingback: Vai para a praia? Não pegue conchas! Elas são fundamentais para o meio ambiente. | Saber Ambiental

  2. Eu coleciono conchas, mas deixo as repetidas e quebradas para uso do meio ambiente.

    1. É isso aí!

    2. Tenho provavelmente umas 100 em casa, que recolhi antes de saber disso. São de várias praias diferentes, será que posso devolvê-las msm depois de anos, em uma praia só?

      1. Olá, Aline! Se você as devolver a uma praia, segundo o texto, é provável que elas ainda possam contribuir com uma quantidade de carbonato de cálcio ao se decomporem. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.