28-09-2016

Tipos de enzimas utilizadas na produção de detergentes

Os detergentes estão presentes cotidianamente em nossas vidas e têm em sua composição diversas curiosidades. Basicamente, os detergentes possuem a função de tornar solúveis em água as substâncias que possuem baixa solubilidade ou não são solúveis, agindo principalmente sobre as manchas, mas, diferente do que muitos pensam, nem todos os detergentes são iguais, e isso não diz respeito apenas à diferenciação das marcas.

Características dos detergentes comuns

Eles também são chamados de detergentes iônicos, pois são formados por íons, estruturas químicas com eficácia para solubilizar a matéria orgânica. A estrutura dos detergentes comuns possui duas partes, a primeira se conecta às moléculas de água, e a segunda se conecta às moléculas da substância que precisa ser diluída, como por exemplo a gordura. Com a conexão entre ambas, as moléculas da matéria orgânica acabam sendo dissolvidas. Porém, elas podem também acabar reagindo com outras substâncias (orgânicas ou não), fazendo com que o uso contínuo cause danos aos materiais higienizados.

Características dos detergentes enzimáticos

O nome já anuncia o princípio ativo desse tipo de detergente: as enzimas. Elas conseguem agir não apenas sobre gorduras, mas também em proteínas e açúcares, por exemplo. Cada tipo possui funções específicas, abaixo relacionamos a ação de algumas das principais enzimas utilizadas em detergentes enzimáticos:

  1. Amilases: são eficazes para remover as manchas de amido que se infiltram além das fibras do tecido.
  2. Proteases: são eficazes para remover manchas de proteína, como ovo e sangue.
  3. Lipases: são eficazes para remover manchas de óleo e gordura.
  4. Celulases: são eficazes para ajudar as fibras de algodão a “soltar” a mancha e minimizam a possibilidade de as fibras voltarem a ficar aderidas a materiais que gerem novas manchas;
  5. Mananases: contribuem na remoção de manchas geradas por “gomas”, como sorvete, por exemplo.

Por que preferir os detergentes enzimáticos?

• Não danificam os materiais que passarão pelo processo de limpeza.

• Removem manchas de ovo, suor, extratos vegetais, sangue e diversas outras substâncias que os detergentes comuns têm dificuldade de remover.

Enzimas de excelência para a produção de detergentes

A Novozymes, líder mundial em biosoluções, dispõe de enzimas que podem simplificar a produção de detergentes enzimáticos e reduzir custos. A solução de multi-enzimas da Novozymes oferece uma série de vantagens para os fabricantes de detergentes para melhorar o processamento de matérias-primas e desenvolver novas formulações líquidas.

Quer fazer um comentário?