16-11-2016

Suplemento para controlar a inflamação articular

A inflamação articular pode provocar dor e muito incômodo, sobretudo para pessoas idosas, que podem ter a mobilidade reduzida. Para combater o quadro clínico, estudos indicam que duas substâncias podem ser usadas para o controle da inflamação articular: condroitina e glucosamina.

Ambas as substâncias podem ser encontradas na cartilagem e no líquido sinovial, sendo assim componentes básicos da zona articular. Entretanto, quando estão em baixa quantidade no organismo, podem gerar desgaste nas articulações e, assim, provocar inflamações e muito incômodo para o indivíduo. Para melhorar a qualidade de vida, suplementos alimentares com base nestas substâncias estão sendo desenvolvidos, e, de acordo com os estudiosos, o uso de glicosamina e condroitina tendem a aliviar a dor, mantendo a cartilagem unida e não permitindo atrito entre os ossos. Além disso, pesquisas indicam que o uso destes suplementos ajudam a manter o espaço entre as articulações e, assim, gerando menos desgaste, lesão e dor.

As substâncias são extraídas da cartilagem da traqueia bovina, sendo que as formas sulfatadas são representadas por compostos que contam com diferentes dimensões moleculares como os glicosaminoglicanos e os polímeros dissacarídeos. Além disso, estudos revelaram que o sulfato de condroitina consegue controlar a formação de uma nova matriz de cartilagem ao estimular o metabolismo das células do tecido, além de estimular a síntese de colágeno e proteoglicano. Também, pesquisas indicaram que as substâncias têm a capacidade de inibir enzimas elastases leucocitárias humanas e as hialuronidases, presentes em grandes quantidades no líquido sinovial e que são responsáveis pela degradação das estruturas cartilaginosas.

Entre outras vantagens, as substâncias têm a finalidade de estimular a produção o ácido hialurônico, que melhora a viscosidade do líquido sinovial. A glucosamina e a condroitina fazem parte da estrutura de tendões, ligamentos e  cartilagens, conferindo-lhes ao mesmo tempo resistência e elasticidade, de modo que possam executar corretamente suas funções motoras. A suplementação tem como objetivo principal reforçar a cartilagem e o líquido sinovial e, assim, atuar na prevenção da degradação das articulações, evitando problemas nessas estruturas.  A  Novozymes, que atua na área de biotecnologia, é uma das principais multinacionais do setor, sempre desenvolvendo produtos e soluções sob medida para seus clientes, sobretudo na área de enzimas para aplicações industriais e produtos finais de biofarmácia. Quer saber mais? É só acessar: http://www.bioblog.com.br/.

Quer fazer um comentário?