27-01-2017

Soluções microbianas: sustentabilidade e o aumento na produção agrícola

Novozymes e Monsanto: a parceria que gerou a BioAg, dedicada às soluções biológicas para a agricultura, promovendo sustentabilidade e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A necessidade de aumentar a produção agrícola sem causar danos ao ambiente e, ao mesmo tempo, produzir alimentos cada vez mais nutritivos, fez com que a Novozymes, multinacional reconhecida por suas biosoluções enzimáticas e a Monsanto, multinacional com foco em agricultura e biotecnologia, formassem a aliança BioAg Alliance, uma empresa focada na pesquisa e produção de soluções biológicas para a agricultura.

A parceria estratégica destas duas gigantes tem possibilitado unir as novidades para a agricultura geradas pela Monsanto e os progressos tecnológicos em micro-organismos desenvolvidos pela Novozymes. O resultado são soluções biológicas para a agricultura que refletem positivamente no aumento da produtividade, menor consumo de recursos naturais, maximização da absorção de nutrientes e maior controle de pragas e insetos sem a utilização de composições químicas tradicionais.

Micro-organismos e a agricultura moderna

Para promover a agricultura sustentável é essencial o uso de micro-organismos, entre eles fungos e bactérias. Essa alternativa é benéfica para os agricultores, consumidores e principalmente para o meio ambiente. Os produtos biológicos desenvolvidos pela BioAg Alliance são divididos em três apoios:

  • Biofertilidade: a intenção desse pilar é fornecer mais nutrientes às plantas. Para isso, utiliza-se um grupo de bactérias que conseguem absorver nutrientes do ar e do solo e levá-los às plantas. Como resultado, menos adubo químico é utilizado, pois a planta terá disponível de forma natural todos os nutrientes necessários para crescer saudavelmente.
  • Biorrendimento: neste processo são utilizados fungos que atuam como solubilizadores de nutrientes do solo, proporcionando condições para que as plantas produzam mais.
  • Biocontrole: um grupo de fungos e outros micro-organismos atuam como bioinseticidas e biofungicidas melhorando o manejo nas plantações.

Soluções da Novozymes que são essenciais para o futuro

Biologia e sustentabilidade integram o trabalho da Novozymes. A empresa está empenhada em encontrar respostas biológicas para uma vida melhor num mundo que permanece em crescimento. As soluções para produção de culturas, incluindo produtividade microbiana e fertilizantes, bem como soluções microbianas para a aquicultura ajudam a manter as condições saudáveis da água para a aquicultura intensiva. Além disso, as soluções enzimáticas para a alimentação animal aumentam a eficiência da produção, enquanto as soluções microbianas para a saúde animal podem reduzir o uso de antibióticos na pecuária e trazer benefícios à saúde dos animais e da população. No site Bioblog (http://www.bioblog.com.br/) estão disponíveis diversas curiosidades e informações sobre o universo da Novozymes.

Quer fazer um comentário?