27-09-2017

Shopping transforma lixo orgânico em compostagem para uma horta no telhado

Iniciativas que fazem a diferença: 1 tonelada de lixo orgânico, diariamente, é transformado com ajuda de enzimas para a geração de alimentos

Um shopping de São Paulo, o Eldorado, mantém, desde 2012, uma ideia de sustentabilidade que está fazendo a diferença no descarte correto de resíduos e na utilização adequada de materiais orgânicos.

Diariamente, cerca de 1 tonelada de lixo orgânico, como restos de comida, são gerados nas praças de alimentação. Todo esse material que iria para os aterros sanitários vai para um projeto criativo e eficiente de compostagem, que transformou o tradicional telhado do empreendimento em um “telhado verde”, cheio de vida, resultando em uma horta que produz alimentos fresquinhos, os quais servem de alimento para os colaboradores. Uma cadeia eficiente, ecológica e sustentável.

As sobras de alimentos recebem enzimas que aceleram o processo de compostagem, retiram o odor desagradável e são transformadas em adubo usado em uma horta no telhado. No local são produzidos legumes e verduras, como berinjela, jiló, cebola, pimentões, pimenta, salsinhas, alfaces, gengibre, tomates, manjericão, morango, pepino e abobrinha, livres de agrotóxicos, desta forma, o projeto trabalha com o tripé da sustentabilidade: meio ambiente, economia e social. Além disso, no espaço também há uma Farmácia viva, onde são plantadas capim-cidreira, hortelã, erva doce, carquejo, malva, sálvia, alecrim, bálsamo e poejo.

A horta gerada no telhado também tem como proposta ajudar a equilibrar a temperatura interna do shopping, reduzindo assim o desperdício de água utilizada nos equipamentos de refrigeração de ar.

Outra iniciativa, agora da Novozymes, é ensinar adolescentes e jovens a pensarem em alternativas que transformem a realidade por meio da Biologia e da Literatura. Unir os clássicos da literatura à tecnologia em prol da consciência pelo desenvolvimento sustentável, é a proposta de uma iniciativa inovadora da empresa, no Brasil. Como é o caso do segundo livro-aplicativo da Coleção Novozymes Nova Perspectiva, chamado “As Ostras”, do russo Anton Tcheckov, foi lançado para estimular o leitor a refletir sobre o ODS 2 que trata da erradicação da fome. Com ajuda de cientistas e professores, o app-book disponibiliza um passo a passo para que cada um possa desenvolver uma composteira.

 

 

Quer fazer um comentário?