22-05-2017

Saphera®: inovação na produção de produtos zero lactose

As indústrias fabricantes de produtos zero lactose podem agora contar com uma lactase chamada Saphera®, introduzida pela Novozymes no mercado, que traz novos padrões para produção e qualidade de uma ampla gama de produtos zero lactose, incluindo leite e produtos lácteos fermentados, entre eles o iogurte. O principal diferencial da Saphera® frente às demais lactases presentes no mercado (produzidas a partir de leveduras) é ser proveniente de Bifidobacterium bifidum (bactéria). Essa característica propicia alcançar de forma mais fácil e precisa índices residuais finais de lactose de 0.01%.

Milk at dinner table with toast bread and normal bread.

Mesmo estando em cenários com faixas menores de pH e em temperaturas mais elevadas que o normal, a lactase Saphera® permanece eficiente, algo ideal para a produção de uma imensa gama de produtos lácteos fermentados. Em relação aos iogurtes, ela é considerada melhor que as outras lactases convencionais derivadas de levedura. Devido à ausência da enzima invertase ou da ação de outras atividades secundárias, a Saphera® mantém inalteradas as características de dulçor desses produtos.

Produtos com menos açúcar

Hidrolisar a lactose em galactose e glicose está entre as funções da Saphera®. Com isso, os fabricantes conseguem reduzir a quantidade de açúcar adicionada aos produtos lácteos, garantindo os mesmos níveis de dulçor. Portanto, produtos lácteos que têm Saphera® em sua elaboração apresentam redução de açúcar como um de seus benefícios.

Cenário brasileiro de produtos zero lactose

Pesquisas apontam que 59% dos brasileiros ingerem leite diariamente. Do mercado total de leite, aproximadamente 2% diz respeito ao leite zero lactose. Levando em consideração a estimativa de que cerca de 70% da população brasileira apresenta intolerância à lactose em algum grau, as previsões de crescimento para o setor são bastante otimistas. Inclusive, cinco dos sete maiores laticínios no país preveem crescimento anual de 10 a 20% para as opções de leite zero lactose. No mesmo caminho positivo, o iogurte, as bebidas lácteas saborizadas e o queijo também são apontados como motores principais para o crescimento dos produtos zero lactose.

Novozymes, responsável pela Saphera®, é reconhecida mundialmente por criar biosoluções para diversos setores da indústria. No site BioBlog (www.bioblog.com.br) constam diversas informações e curiosidades sobre a atuação da Novozymes.

Quer fazer um comentário?