Sustentabilidade

Representantes de 70 países se reuniram em Nova Iorque para discutir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Amina_Mohammed - onu

Cerca de 800 líderes empresariais, de mais de 70 países, com representantes de organizações da sociedade civil, governos e das Nações Unidas, se encontraram no encontro da cúpula do Pacto Global da ONU.

Convocada durante o 72ª Assembleia Geral, o encontro teve como proposta impulsionar as ações e parcerias empresariais para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo de Paris para o clima.

Por meio de uma mensagem de vídeo, a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohammed, afirmou que “para alcançar nossos objetivos, precisamos de líderes de toda a sociedade, especialmente daqueles oriundos dos negócios, para mostrar que a coragem contribui para traçar um novo curso para a humanidade”.

Ela destacou ainda que “alcançar os ODS também exige colaboração”, incentivando os participantes a “realizar parcerias, inclusive com as Nações Unidas, especialmente em seus países, onde as redes locais do Pacto Global possuem um importante papel a desempenhar”.

Com o objetivo de orientar os participantes a rejeitarem o status quo e a mentalidade conservadora nos negócios, o evento promoveu debates com líderes de diversos setores sobre os desafios e oportunidades para alcançar os objetivos globais.

Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora-executiva da ONU Mulheres, destacou o papel da tecnologia no avanço do ODS 5: Igualdade de Gênero. “Dos próximos 1 bilhão que estarão conectados à Internet, 75% deles devem ser mulheres e meninas. Neste momento, a lacuna entre homens e mulheres que estão se conectando está se ampliando. Temos que mudar essa tendência. As mulheres foram excluídas da Revolução Industrial. Não devemos perder a Revolução Digital”, disse.

A cúpula também procurou impulsionar o setor privado a aumentar o foco de suas ações nas pessoas e no planeta, incentivando-o a desenvolver inovações e trabalhar em conjunto para medir o progresso e o impacto sobre os ODS.

Com menos de 5 mil dias para o cumprimento dos objetivos globais até 2030, o Pacto Global da ONU lançou um novo conjunto de ferramentas e recursos para apoiar as empresas, independentemente do patamar em que estejam rumo à sustentabilidade.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *