06-11-2017

Representantes de 70 países se reuniram em Nova Iorque para discutir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Cerca de 800 líderes empresariais, de mais de 70 países, com representantes de organizações da sociedade civil, governos e das Nações Unidas, se encontraram no encontro da cúpula do Pacto Global da ONU.

Convocada durante o 72ª Assembleia Geral, o encontro teve como proposta impulsionar as ações e parcerias empresariais para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo de Paris para o clima.

Por meio de uma mensagem de vídeo, a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohammed, afirmou que “para alcançar nossos objetivos, precisamos de líderes de toda a sociedade, especialmente daqueles oriundos dos negócios, para mostrar que a coragem contribui para traçar um novo curso para a humanidade”.

Ela destacou ainda que “alcançar os ODS também exige colaboração”, incentivando os participantes a “realizar parcerias, inclusive com as Nações Unidas, especialmente em seus países, onde as redes locais do Pacto Global possuem um importante papel a desempenhar”.

Com o objetivo de orientar os participantes a rejeitarem o status quo e a mentalidade conservadora nos negócios, o evento promoveu debates com líderes de diversos setores sobre os desafios e oportunidades para alcançar os objetivos globais.

Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora-executiva da ONU Mulheres, destacou o papel da tecnologia no avanço do ODS 5: Igualdade de Gênero. “Dos próximos 1 bilhão que estarão conectados à Internet, 75% deles devem ser mulheres e meninas. Neste momento, a lacuna entre homens e mulheres que estão se conectando está se ampliando. Temos que mudar essa tendência. As mulheres foram excluídas da Revolução Industrial. Não devemos perder a Revolução Digital”, disse.

A cúpula também procurou impulsionar o setor privado a aumentar o foco de suas ações nas pessoas e no planeta, incentivando-o a desenvolver inovações e trabalhar em conjunto para medir o progresso e o impacto sobre os ODS.

Com menos de 5 mil dias para o cumprimento dos objetivos globais até 2030, o Pacto Global da ONU lançou um novo conjunto de ferramentas e recursos para apoiar as empresas, independentemente do patamar em que estejam rumo à sustentabilidade.

Quer fazer um comentário?