13-03-2017

Quais certificações a Novozymes possui?

A Novozymes possui uma preocupação constante com o meio ambiente, por isso está sempre atenta em adequar-se às normas de gestão de qualidade.

As normas de gestão de qualidade são de extrema importância para empresas que buscam melhorar constantemente seus serviços e produtos. Além de assegurar a qualidade da produção, essas normas também garantem, por exemplo, a responsabilidade socioambiental da empresa. Para os clientes, as certificações de que a corporação está dentro das normas de qualidade se tornam, por vezes, decisivas para a contratação, compra ou consumo.

A Novozymes, multinacional dinamarquesa, referência na produção de enzimas e micro-organismos possui uma grande preocupação com a qualidade de seus produtos, por isso está sempre buscando adequar-se às normas de qualidade.

Certificações da Novozymes Latin America

  • ISO 9001:2008A Novozymes Brasil possui esta certificação desde 1996. A ISO 9001 trata-se de um conjunto de normas que auxiliam a melhoria da gestão da empresa. Podendo ser aplicada em conjunto com outras normas, ela definirá os sistemas para gestão de qualidade e os requisitos para que sejam implantados. Ela é extremamente importante para que o cliente possa ter maior confiança nos processos e produtos e soluções de uma companhia e para saber que as entregas são produzidas de acordo com normas pré-definidas.
  • ISO 14001:2004Esta certificação foi obtida no ano de 2001 pela Novozymes Brasil e permite que a empresa afirme possuir um sistema de gestão ambiental, que atesta que seus produtos e/ou serviços são gerados de forma sustentável. A empresa, neste caso, não apenas segue as políticas ecologicamente corretas, como também desenvolve um sistema que garanta sua atuação sustentável de maneira estratégica. Sua importância, além de reduzir os custos de produção, está em contribuir de forma extremamente significativa para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
  • Boas Práticas de Fabricação(FAMI-QS – GMP): Essa norma traz um sistema que assegura a qualidade e segurança dos ingredientes para alimentos, especialmente para a indústria de alimento animal. Além disso, abre espaço também para a Regulação de Higiene de Alimentos, minimizando o risco de obter elementos inseguros na cadeia de alimentar.
  • KOSHER e HALAL: A Novozymes também se assegura de que seus produtos sigam as normas Kosher, desde 2008 e Halal desde 2014 que, respectivamente, são os alimentos que obedecem às leis judaicas e islâmicas, de acordo com o que é permitido se consumir em cada cultura.
  • ISO 22716:2007A norma assegura as boas práticas de fabricação na indústria de cosméticos. Trata-se de um treinamento que auxilia na compreensão das cadeias de suprimento para cosméticos que são comercializados no setor farmacêutico. A Novozymes Brasil foi certificada com essa norma no ano de 2013.
  • Responsabilidade Social: A certificação SMETA ocorreu em 2014 e URSA em 2016. A SMETA procura rever o desempenho da empresa no que diz respeito às leis de emprego para trabalhadores emigrantes, além dos sistemas para gerenciar subcontratações e tópicos para trabalhos ambientais e nos lares. A URSA assegura os padrões de trabalho, saúde e segurança, direitos humanos, integridade do negócio, gestão ambiental e direito à posse de terra.

A Novozymes, globalmente, também possui certificados muito importantes, como a ISO 22000 (2005) e FSSC 22000:2011. Ambos são sistemas de certificação de segurança alimentar.

Também possui o certificado DS/ISO 50001 (DS 2403:2001), que trata da utilização de energia, sendo a primeira empresa a consegui-lo, o que atesta o fato de que está constantemente buscando melhorias ao meio ambiente, entre elas, reduzir seu consumo de energia.

Quer fazer um comentário?