Alimentos e BebidasEducaçãoSustentabilidade

Protease: a enzima que amacia carnes e ajuda na nossa digestão

Protease abacaxi

Quando colocamos abacaxi em cima da carne antes de assá-la, mal sabemos que estamos usando uma ferramenta biológica, um tipo de enzima chamada protease, ao nosso favor, que além de melhorar o sabor ajuda a nossa saúde!

 Protease é um tipo de enzima responsável pela quebra de ligações entre os aminoácidos que compõem as proteínas, ou seja, é a classe dada a algumas enzimas que conseguem, de forma específica, degradar proteínas. Todos os seres vivos – animais, microrganismos e plantas – têm a capacidade de produzir uma variedade de tipos de enzimas necessárias para seu desenvolvimento, e isso inclui as proteases, que estão presentes na degradação de alimento e até no crescimento de músculos e germinação de sementes.

Algumas frutas são exemplos práticos de onde podemos encontrar proteases. O abacaxi, conhecido em churrascos por ajudar na digestão e também como um amaciante natural da carne, só tem esse papel por causa da protease presente em suas fibras e no suco: a bromelina. O que acontece é simples: a bromelina está presente na fruta em altas quantidades, e, quando entra em contato com a carne logo começa a degradar as proteínas maiores em pequenos pedaços, o que favorece a maciez do alimento. Consumir a fruta depois da refeição faz com que as proteases atuem ajudando na digestão da carne no nosso organismo, fazendo com que possamos absorver os nutrientes de forma mais eficiente.

Mas não é somente o abacaxi que possui boas quantidades da enzima. Frutas como o mamão, o figo e o kiwi também têm as suas próprias proteases: a papaína (presente principalmente na casca do mamão), a ficina e a actinidina (ambas presentes nas polpas de figo e de kiwi), respectivamente.

As frutas, de forma geral, são alimentos ricos em diversos nutrientes, importantíssimos para nossa saúde, e com a diversidade na composição das frutas é possível adquirir vários benefícios, que precisam ser melhor disseminados. Isso por que um estudo de 2017 revelou que somente 40% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças todo dia, mesmo sendo o 3º maior produtor desses alimentos do planeta. Isso demonstra o quanto é necessário enfatizar a importância de incluir frutas, ainda mais as que ajudam a aproveitar ao máximo os nutrientes disponíveis em outros alimentos, na alimentação de cada um.

Aproveite e compartilhe esse texto com seus amigos e mostre para eles como a biologia está presente de forma tão sutil e crucial na nossa rotina! E não esqueça de curtir <3

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *