29-09-2016

Principais produtores de etanol no mundo

O Brasil e os Estados Unidos estão no topo da lista dos maiores produtores de etanol do mundo. Para se ter ideia, cerca de 90% da oferta mundial é originária desses dois países. Ao longo das últimas décadas, o Brasil tem sido visto como referência mundial na produção sustentável e eficiente do etanol, utilizando como matéria-prima a cana-de-açúcar. Porém, a liderança na geração deste biocombustível é dos Estados Unidos. No entanto, diferentemente do Brasil, eles produzem etanol tendo como matéria-prima o milho. Além desses dois líderes, são referência na fabricação de etanol países como o Canadá, que faz uso do trigo e do milho; a China, utilizando mandioca, sorgo e milho; a Índia, usando cana-de-açúcar; e a Colômbia, que também produz com cana-de-açúcar. No Brasil, os 10 estados considerados maiores produtores de etanol são: 1º São Paulo, 2º Goiás, 3º Minas Gerais, 4º Mato Grosso do Sul, 5º Paraná, 6º Mato Grosso, 7º Alagoas, 8º Pernambuco, 9º Paraíba e 10º Espírito Santo.

Por que utilizar etanol?

A discussão sobre as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera são constantes. Diversas são as origens, porém, o setor que mais tem contribuído para os índices alarmantes é o da geração de energia, devido ao uso de combustíveis fósseis. O uso do etanol é extremamente estratégico, pois é eficiente no resultado e, ao mesmo tempo, ambientalmente viável e sustentável, afinal, é possível produzir etanol com diferentes matérias-primas (milho, cevada, trigo, cana-de-açúcar, etc.). Utilizar o etanol como biocombustível reflete diretamente e de forma imediata na redução da emissão de gases de efeito estufa dos veículos automotores em circulação. Ao comparar com a gasolina, o percentual de redução pode chegar a 61%.

Soluções para aumentar a produção de etanol

A Novozymes, líder mundial em bioinovação, é referência na produção de industriais que otimizam a conversão das mais variadas matérias-primas em etanol. O desempenho e facilidade de uso das enzimas da Novozymes permitem maiores rendimentos e menores custos no processo de fabricação. As soluções oferecidas pela empresa são fabricadas conforme a necessidade do cliente, incluindo a possibilidade de fazer uso de enzimas personalizadas. Acesse o site http://www.novozymes.com/en/solutions/bioenergy e conheça mais sobre as soluções.

Quer fazer um comentário?