21-03-2017

ODS 8 – Trabalho digno e crescimento econômico

Um projeto ousado para mudar o mundo e torná-lo mais sustentável foi concebido em 2015, durante conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. Na ocasião, foi concebida a Agenda 2030 que tem como ideal utilizar diversas ações para o desenvolvimento sustentável mundial até 2030. A partir disso, foram criados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais buscam criar um modelo global de combate à pobreza, promoção do bem-estar da população e redução dos impactos ambientais, por meio de atitudes sustentáveis. Conheça a seguir o ODS 8, que tem como foco o trabalho digno e crescimento econômico.

O que é o ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico

O ODS 8 deseja promover o crescimento econômico de forma sustentável e inclusiva, garantindo ofertas de emprego pleno e decente a todas as pessoas. Suas principais metas são:

Qual a sua importância no contexto dos ODS?

Nesse contexto, o ODS 8 volta-se para medidas de investimento econômico, com base em boas práticas no mundo do trabalho. Sua execução é de extrema importância, pois traz desenvolvimento econômico à população, com base nos direitos humanos e sustentabilidade. Esse é um passo indispensável para o crescimento de qualquer país, uma vez que o trabalho digno favorece o acesso a itens e serviços necessários para a sua sobrevivência e atuação em sociedade. Por outro lado, tais ações devem buscar a manutenção de recursos naturais e reduzir impactos ambientais.

Iniciativas que estão mudando o Brasil

No Brasil, podem ser encontradas iniciativas, que contribuem com as metas do ODS#8, como poder conferido a seguir:

1. Microempreendedor Individual (MEI)

O MEI é uma medida adotada pelo governo federal, que visa a formalização do trabalho de quem atua por conta própria ou é pequeno empresário. O serviço garante a essas pessoas os seguintes benefícios:

  • Emissão de nota fiscal;
  • Aposentadoria;
  • Auxílio doença;
  • Auxílio maternidade.

Por meio disso, a renda desses trabalhadores é assegurada e seus direitos são garantidos da mesma forma aos que atuam em regime de CLT.

2. Projeto Bagagem

Projeto Bagagem é uma organização sem fins lucrativos, que busca o desenvolvimento de comunidades por meio do Turismo Sustentável. A ideia é realizar trabalhos voltados para a Formação em Turismo Comunitário e, a partir disso, gerar mais empregos locais, renda e conhecimento cultural nessas comunidades. A ONG também é engajada com os ODS da ONU, participando de eventos relacionados a esses objetivos.

Como contribuir com o ODS 8

Para o cumprimento de grande parte das metas do ODS 8, é preciso haver a contribuição de todos, em especial de empresas, que devem buscar soluções voltadas para o ambiente de trabalho. Logo, é importante que princípios de responsabilidade social sejam postos em prática, garantindo aos funcionários o acesso a direitos trabalhistas. Investir também em boas práticas de gestão de clima organizacional, para obter um ambiente saudável de trabalho, também é essencial. Por meio disso, aumenta-se a produtividade e promove-se o bem-estar dessas pessoas. Também são vitais medidas e campanhas internas, com vistas à redução do consumo de energia, água, uso de matérias-primas e materiais diversos.

Sustentabilidade e responsabilidade social

A Novozymes é líder mundial na produção de enzimas industriais com o objetivo de reduzir os impactos ambientais em processos da produção industrial. A companhia também apoia as iniciativas dos ODS e possui projetos que visam contribuir com o desenvolvimento sustentável mundial e responsabilidade social. Parte desses trabalhos é divulgar informações sobre o tema no Bioblog. 

Saiba mais sobre todos os ODS, acessando: https://www.bioblog.com.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

Quer fazer um comentário?