22-03-2017

ODS 4 – Educação de qualidade

A Agenda 2030 é um conjunto de ações e projetos para alcançar o desenvolvimento sustentável e bem-estar mundial até 2030. Ela foi proposta em conferência realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com líderes mundiais. Parte das medidas da pauta são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm como foco transformar os campos social, educacional, econômico e ambiental em todo o mundo. Nesse contexto, conheça a seguir o ODS 4, que trata do tema educação.

O que é o ODS 4?

O ODS 4 tem como foco o acesso à educação de qualidade, de forma inclusiva e justa a todas as pessoas, promovendo oportunidades de aprendizagem.

Qual a importância do ODS 4?

Sua importância se traduz na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para atuar de forma plena em sociedade. Ainda, a educação de qualidade é o pilar para avanços econômicos, tecnológicos e sociais em qualquer país.

Novozymes e o Projeto Educação

A multinacional Novozymes, é líder mundial na produção de enzimas e microrganismos, desenvolve, no Brasil, o Projeto Educação em parceria com o SESI, com base na meta 4.7 do ODS 4. Sua ideia central é que os estudantes adquiram maior consciência a respeito do desenvolvimento sustentável. O projeto dialoga, ainda, com o ODS 1 (Erradicação da pobreza), ODS 2 (Erradicação da fome) e ODS 6 (Água e saneamento). Dessa maneira, foi estruturado para que alunos e professores tenham oportunidade de trabalhar obras clássicas mundiais em formato digital e interativo. Assim, eles refletem sobre as seguintes questões:

  • Como a Biologia pode eliminar a pobreza? (ODS 1);
  • Como a Biologia pode erradicar a forme, garantir alimentos de modo seguro e estimular a agricultura sustentável? (ODS 2);
  • Como a Biologia pode assegurar a manutenção e uso da água de forma sustentável a toda a população? (ODS 6).

A partir desse projeto, mais de 11 mil alunos em 2017 serão beneficiados e deverão colocar em prática as metas dos ODS no Brasil.

Novozymes desenvolve diversos projetos com foco em desenvolvimento sustentável e apoia as iniciativas dos ODS. Também dissemina informações sobre esse assunto no Bioblog. Conheça mais sobre todos os ODS neste link: https://www.bioblog.com.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/. 

Saiba mais também sobre o Projeto Educação no artigo Projeto Educação – ensino de qualidade e os ODS.

Quer fazer um comentário?