Esse objetivo se volta para a promoção de sociedades mais pacíficas para o desenvolvimento sustentável.
Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas de 2015, vários projetos para transformar o mundo foram iniciados. Nessa ocasião, líderes de diversos países firmaram o acordo da Agenda 2030, um conjunto de ações que visa o desenvolvimento sustentável mundial até 2030. Em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) também elaboraram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam combater as mudanças climáticas, pobreza, injustiça e desigualdades por meio de atitudes sustentáveis.
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Esse objetivo está voltado para a promoção de sociedades mais pacíficas para o desenvolvimento sustentável. Também visa possibilitar o acesso à justiça para todas as pessoas, além de estruturar instituições mais eficazes, responsáveis e inclusivas.
Problemas de ordem social geram mais violência, crimes e redução da credibilidade nos sistemas judiciários e políticos, os quais muitas vezes carecem de funcionamento adequado, especialmente em países mais pobres ou em desenvolvimento. Assim, a população de baixa renda não tem acesso a seus direitos constitucionais, como: proteção, liberdade, segurança e identidade. Nesse sentido, as metas do ODS 16 surgem como caminho para resolução de questões desse teor.
Iniciativas que contribuem com o ODS 16 no Brasil
No país, é possível encontrar algumas iniciativas que colaboram de forma vital com as metas do ODS 16, como pode ser visto a seguir:
1. Disque Denúncia
Presente em vários estados brasileiros, o Disque-Denúncia é uma central de atendimento especializada em atender pessoas que presenciam ou vivenciam ações de cunho criminoso. O órgão opera há mais de 20 anos no Brasil e trata-se de um serviço não governamental, sendo financiado por empresas privadas. Oferece a vítimas ou testemunhas o direito de realizar denúncias de forma anônima e segura por meio de telefone, internet e aplicativo. Assim, essas informações são rapidamente repassadas a autoridades competentes. Desde a sua criação, a central já recebeu mais de 2 milhões de denúncias. Desse modo, tem contribuído ativamente para a resolução de casos criminais e combate à violência no país.
O contato do Disque-Denúncia é: +55 21 2253-1177
2. Anistia Internacional
A Anistia Internacional é um movimento global, que realiza campanhas, ações e pesquisas voltadas para o respeito e proteção aos direitos humanos internacionalmente reconhecidos. Trata-se de uma Organização Não Governamental (ONG) e sem ideologia política financiada por apoiadores e membros, que opera em todo o mundo, inclusive no Brasil. A organização conta com pesquisadores e especialistas das áreas legal e política, que trabalham em investigação, análise, monitoramento e divulgação de casos que infringem os direitos humanos.
Como contribuir com o ODS 16
A seguir, estão algumas medidas que podem ser adotadas:
- Desenvolvimento de campanhas contra a violência em escolas e comunidades;
- Criação de órgãos de proteção e atendimento às vítimas de violência;
- Criação de programas que garantam o acesso ao Estado de Direito, especialmente a pessoas que possuem menos condições;
- Aumento do acesso às informações referentes aos direitos assegurados constitucionalmente a todas as pessoas em todos os níveis;
- Investimento em ferramentas que atestem a transparência em gestão pública, privada e judicial;
- Uso de palestras e campanhas anticorrupção em empresas e órgãos públicos.
É certo que combater problemas de ordem social e ampliar o acesso à educação também são importantes vias para alcançar parte das metas do ODS 16. Por outro lado, também é vital que todos façam pequenas ações, em busca do respeito ao próximo, pois só assim será possível ter um mundo mais pacífico, justo e igualitário.
Projetos em apoio aos ODS
A Novozymes é referência mundial na produção de enzimas e microrganismos. Todos os seus trabalhos são voltados para a redução do impacto ambiental. A empresa também apoia as iniciativas dos ODS e possui projetos que visam contribuir com o desenvolvimento sustentável mundial.
Além disso, publica conteúdos referentes a esses e outros assuntos no Bioblog (www.bioblog.com.br).