Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas de 2015, foi desenvolvida a Agenda 2030, que tem por objetivo buscar soluções para o desenvolvimento sustentável mundial até 2030. Na ocasião, também foram acordados entre as nações participantes os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais visam o combate à pobreza, desigualdade, injustiça e impactos ambientais, por meio da sustentabilidade.
O que é o ODS 10 – Redução das desigualdades
O ODS 10 tem como proposta a redução das desigualdades dentro de todos os países e entre eles.
Qual a sua importância no contexto dos ODS?
ODS 10 é um plano importante para reduzir, de forma direta e indireta, problemas decorrentes da desigualdade social, como: preconceito, discriminação, violência e falta de oportunidades. É, ainda, uma via para que os mais pobres tenham acesso a bens de consumo necessários para sua sobrevivência.
Iniciativas que ajudam a reduzir a desigualdade social no Brasil
Alguns órgãos públicos e privados contribuem de alguma forma com o ODS#10, como pode ser notado abaixo:
1. Programa Dignidade: Concebido pela Fundação Dom Cabral, o Programa Dignidade oferece capacitação sobre gestão para empreendedores sociais, que tenham projetos focados na redução de desigualdades no Brasil. Dessa forma, os participantes têm apoio de professores e especialistas para desenvolver, monitorar e ampliar essa iniciativa em diversos setores.
2. Observatório de Desenvolvimento Regional (ODR): Para tomar qualquer iniciativa no campo social e combater desigualdades, é necessário ter conhecimento de dados referentes ao desenvolvimento regional no país. Esse trabalho no Brasil é feito pelo Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR). A partir dele, é possível compreender quais políticas e projetos funcionam e quais precisam ser melhorados para reduzir as desigualdades sociais no país.
Como contribuir com as metas do ODS 10
Além das iniciativas citadas, pessoas e empresas devem contribuir com as metas do ODS#10, criando soluções que possam viabilizar seu alcance. Isso pode ser feito por meio destas ações:
- Implementação de valores e projetos que respeitem diversidades étnicas, de gênero e raça em organizações;
- Abrir oportunidades de contratação para migrantes;
- Apoiar ONGs que realizem trabalhos de combate à desigualdade;
- Investir em materiais, tecnologias e pesquisas de combate à desigualdade.
É certo que desigualdade social ainda é um problema de ordem mundial, que necessita de atenção por parte de todos os órgãos públicos e privados. Por esse motivo, ajudar e respeitar o próximo são ações básicas e essenciais para iniciar os processos de mudanças estimados pelo ODS#10.
Projetos com foco nos ODS da ONU
A Novozymes é pioneira no segmento de biotecnologia produzindo enzimas e microrganismos para diversos setores da indústria. A companhia também apoia as iniciativas dos ODS e realiza projetos que contribuem com o desenvolvimento sustentável mundial. Além disso, divulga informações a esse respeito no Bioblog.
Saiba mais sobre todos os ODS aqui: https://www.bioblog.com.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/