03-11-2016

O uso das enzimas na indústria alimentícia

Preferências alimentares variam por toda a parte do mundo e até mesmo a exigência dos clientes também pode estar relacionada com a cultura e localização. Mas, existem empresas como a Novozymes que contribuem para a transformação da qualidade tanto de bebidas, quanto de alimentos, em diversas áreas, tais como na fabricação de cerveja, de leite, óleos e até mesmo na panificação. Mas de que forma? Com a utilização de enzimas nos produtos. Você já pensou em utilizar enzimas nos seus produtos? Se não, este é um assunto que você deve começar a explorar.

Um dos bons exemplos é a utilização de enzimas na panificação industrial, onde consegue-se uma massa mais leve, com o auxílio de produtos de alta qualidade. Além disso, pode-se ter vantagens como a melhora da estabilidade da massa, aumento do volume do pão, além da melhora da estrutura do miolo. Além da preocupação em relação à saúde do consumidor, essas são algumas das vantagens de se utilizar enzimas no lugar de produtos químicos, como o caso da azodicarbonamida em massas. A azocicarbonamida dá textura e leveza aos produtos, sendo considerada um produto químico. Ela pode ser encontrada em solas de chinelos, sapatos, colchonetes de ioga, tapetes, isopor e até em produtos alimentícios, fazendo o papel de branqueador de farinhas e condicionador de massas. Por isso, é preciso ficar atento ao que se utiliza nos produtos alimentícios, fugindo dos compostos químicos e substituindo-os por enzimas.

Atualmente, existem no mercado alguns produtos da Novozymes que trazem uma série de benefícios aos alimentos, associados a enzimas. Conheça alguns deles abaixo:

Lipopan®

Esta é uma solução de custo eficaz que melhora a estabilidade da massa, e que ao mesmo tempo é tolerante com variações na qualidade da farinha.

Gluzyme® Mono 10.000 BG

Já este produto pode ser considerado um “melhorador de pão”, pois utiliza a glicose oxidase para fortalecer o glúten e com isso reduz ingredientes como o glúten de trigo e o ácido ascórbico.

Panzea®

Este item está listado na nova geração de xilanases, que contribui para dar volume ao pão, além de melhorar a aparência e textura. Ele também contribui para um desempenho mais robusto, só que utilizando doses muito baixas nos tipos de farinha, mas sem comprometer a qualidade do pão.

Pentopan®

Este produto melhora efetivamente as propriedades das massas, tais como a extensibilidade e a estabilidade. Este tipo de xinalase traz efeitos sinérgicos, quando combinada com alfa-amilases fúngicas.

No Bioblog (http://www.bioblog.com.br) você pode encontrar mais informações sobre “A utilização de enzimas nas questões de saúde do consumidor”, bem como outros assuntos relacionados a este tema.

1 comment

  1. Gostaria de conhecer melhor essas enzimas vender também, sou representante de um Moinho de Trigo e gostaria de conciliar esses produtos.
    Quero conhecer vocês, como podemos fazer??

    Grata,
    Sônia

    Responder

Quer fazer um comentário?