13-03-2017

O que são Probióticos e Prebióticos?

Os alimentos conhecidos como funcionais são aqueles capazes de saciar a fome e trazer benefícios para o organismo.

Os alimentos conhecidos como funcionais são aqueles capazes de saciar a fome, bem como trazer benefícios para o organismo. Um grande exemplo disso são os alimentos ricos em probióticos e prebióticos. Existem definições técnicas e precisas que são utilizadas em todo o mundo para descrever tais tipos de micro-organismos.

Probióticos

Os probióticos são micro-organismos que, quando ingeridos de forma adequada, são capazes de trazer benefícios para a saúde, contribuindo para o bom funcionamento do sistema imunológico e intestinal. É importante destacar que tais organismos são encontrados em produtos derivados das indústrias farmacêutica e alimentar.

Dentre as principais bactérias capazes de exercer a função de probióticos, podemos destacar duas: Bifidobacterium e Lactobacillus. Vale destacar que tais bactérias são capazes de produzir compostos como, por exemplo, as citoquinas e o ácido butírico. Esses compostos são antimicrobianos, portanto, responsáveis pelo favorecimento da presença de bactérias benéficas para o organismo, capazes de contribuir para a diminuição da concentração de bactérias e micro-organismos maléficos.

Prebióticos

Os prebióticos, por sua vez, são fibras não digeríveis que têm uma função bastante importante no organismo: elas servem de alimento para as bactérias intestinais benéficas, como é o caso dos probióticos. Dessa forma, os alimentos ricos em prebióticos irão estimular, de forma seletiva, a proliferação e, até mesmo, a atividade de populações de bactérias desejáveis no intestino. Além disso, contribuem beneficamente para a manutenção do trânsito intestinal, absorvendo substâncias necessárias ao organismo.

Os principais prebióticos são a inulina e os frutooligossacarídeos (também conhecidos como FOS). Alimentos de origem vegetal como, por exemplo, tomate, banana, aveia, trigo, cebola possuem uma grande concentração de FOS. A inulina também é fácil de encontrar, pois está presente no aspargo, cebola, raiz da chicória, alcachofra e outros alimentos.

Aplicação e importância

A importância de tais micro-organismos é bastante grande e vem aquecendo a indústria alimentar, que busca cada vez mais inserir prebióticos e probióticos na composição dos alimentos. Sendo assim, já é muito comum encontrar sorvetes, queijos e produtos à base de soja ricos em probióticos e prebióticos.

Soluções biológicas

A Novozymes, conhecida como referência na produção de probióticos para aves e líder mundial em soluções biológicas, possui um probiótico de alto desempenho. Quando adicionado à alimentação dos animais, permite aos produtores maior controle sobre a saúde intestinal das aves, limitando o desenvolvimento de bactérias patogênicas no trato digestivo das aves e otimizando a conversão alimentar. Essa ação significa menos ração e, consequentemente, redução de gastos.

Acesse o site da Novozymes e saiba mais: http://www.novozymes.com/en/news/news-archive/2016/01/adisseo-and-novozymes-launch-their-first-probiotic-for-poultry.

Quer fazer um comentário?