01-11-2016

O que são os cromossomos?

Os cromossomos estão localizados no interior da célula, e constituem a sequência de DNA (ácido desoxirribonucleico), composto pelos nossos genes, os quais possuem as nossas características herdadas geneticamente. Sendo assim, os cromossomos têm a função de carregar informações essenciais para a reprodução e o desenvolvimento das células.

Tipos de cromossomos

Além disso, os cromossomos não são idênticos, sendo classificados de acordo com uma espécie de estrangulamento iniciado em seu centrômero. A posição em que este se encontra será capaz de diferenciá-los, conforme a seguir:

  •  Metacêntrico: o centrômero fica localizado exatamente no centro do cromossomo, de modo que este ganha um formato de “X”.
  •  Telocêntrico: o centrômero está na extremidade do cromossomo, de forma que ele ganha o formato semelhante ao de uma pinça.
  •  Submetacêntrico: o centrômero encontra-se levemente afastado do centro do cromossomo.
  •  Acrocêntrico: o centrômero fica próximo de uma das extremidades do cromossomo, assim ele parece ter um “braço” bem maior que o outro.

Cromossomos no corpo humano

No caso dos seres humanos, estes têm o total de 46 cromossomos em seu corpo, sendo eles divididos em 23 pares, dos quais um deles tem função sexual. Assim, ele será responsável pela determinação do sexo de um feto. Os demais não terão essa mesma capacidade, e são chamados de autossomos. Dessa forma, os cromossomos são transmitidos para os filhos, através dos espermatozoides e óvulos. Sendo assim, em cada par, será herdado um do pai e o outro da mãe. Por esse motivo, temos aparência e determinadas predisposições semelhantes à de nossos pais. Esse sistema é altamente avançado, uma vez que é a partir do código genético que somos identificados como pertencentes a uma espécie.

Conheça a Novozymes

A Novozymes é uma empresa de biossoluções no segmento de enzimas para indústrias de vários setores. Assim, seus produtos são baseados nesses catalisadores biológicos, cuja utilização está em perfeita concordância com os conceitos de sustentabilidade, tão necessários atualmente para se proteger o meio ambiente e garantir a sobrevivência das futuras gerações. Quando se opta por esse tipo de produção, há uma consequente diminuição de gastos e melhor gestão dos processos envolvidos. Para conhecer melhor sobre este e outros temas, acesse já o site: http://www.bioblog.com.br/

Quer fazer um comentário?