25-01-2017

O que são microrganismos?

Os microrganismos são parte importante do ecossistema do planeta Terra. Geralmente são unicelulares e não podem ser vistos a olho nu. Os micro-organismos podem ser encontrados em qualquer ambiente. Embora pequenos, eles desempenham muitas funções importantes no meio ambiente, entre elas estão:

Decomposições

Os micro-organismos são os principais agentes decompositores de matéria orgânica. Quando os micro-organismos decompõem animais ou plantas, muitos nutrientes úteis são liberados, o solo torna-se fértil e isso pode ser benéfico para a produção de plantas. O solo não consegue ser fertilizado sem a presença de micro-organismos.

Produção de oxigênio

As florestas costumam ser intituladas de pulmões do mundo, mas elas proporcionam apenas a metade do oxigênio presente na atmosfera, a outra metade é fornecida pelos micro-organismos. Executam especialmente esta função as cianobactérias e as algas verdes. Esses seres podem ser encontrados em rios, mares e lagoas.

Natureza parasitária dos micro-organismos

Embora inicialmente pareça uma característica negativa dos micro-organismos o fato de causar doenças aos organismos vivos, por outro aspecto, eles são responsáveis por trazer a evolução de muitas espécies. É a natureza parasitária dos micro-organismo que acaba por selecionar os seres mais adaptados (que sobrevivem) e eliminar aqueles menos adaptados (que são eliminados e não têm a chance de se reproduzirem).

Propriedades simbióticas

Outro papel importante dos micro-organismos é criar relação simbiótica com organismos superiores. No caso das vacas, por exemplo, quando elas comem grama, não conseguem digeri-la de forma independente, mas há certos micro-organismos envolvidos que ajudam nesta função. As plantas também criam relações simbióticas com os micro-organismos. Plantas mais altas, por exemplo, têm fungos que vivem em suas raízes. Eles ajudam para que a planta cresça, fornecendo nutrientes. Da mesma forma, algumas bactérias vivem nas raízes das leguminosas. Elas ajudam a captar o nitrogênio que está presente no solo. Da mesma forma, existem alguns micro-organismos que ajudam a criar uma relação simbiótica com o ecossistema marinho.

Aumento da produção industrial

A Novozymes, multinacional dinamarquesa ligada à biologia e sustentabilidade, utiliza micro-organismos como fungos e bactérias para desenvolver uma série de biosoluções para os mais diversos setores da indústria. Com elas é possível maximizar a produção de alimentos, aprimorar produtos de higiene e limpeza, integrar a composição de produtos de bioenergia, etc. No site Bioblog (www.bioblog.com.br) constam diversas curiosidades e informações sobre as soluções desenvolvidas pela Novozymes.

4 comments

  1. Os microorganismos de certa forma faz parte da alimentação humana.

    Responder
    1. Olá Prof. Antonio,

      fazem mesmo. Estão presentes no nosso dia a dia.

      Um abraço!

      Responder
  2. Qual a célula que é especialista em descobrir os microrganismos invasores?

    Responder
    1. Olá Raquel,

      sua pergunta é uma oportunidade para desenvolvermos uma matéria específica sobre o tema. Vamos consultar alguns especialistas e em breve produzir um conteúdo para responder a sua pergunta =)

      abs,

      Responder

Quer fazer um comentário?