Cuidados Domésticos

O que são detergentes enzimáticos?

detergente enzimático

O detergente enzimático é um produto diferente dos outros detergentes. Isso porque em sua composição vamos encontrar uma determinada combinação de tensoativos, pH e enzimas.

O Detergente Enzimático se diferencia dos detergentes comuns especialmente por esse aspecto e por seu uso, como veremos mais adiante. O seu pH é neutro (fator importante em sua aplicação), ele não é corrosivo, não causa irritações e tem a vantagem de ser biodegradável.

O detergente enzimático é um produto desenvolvido para proporcionar um efeito de limpeza de alta eficácia. Seu uso é voltado para a dissolução de material orgânico a exemplo de resíduos de tecidos corpóreos, muco, pus, sangue, entre tantas outras sujidades que possam aderir tanto às roupas quanto ao instrumental usado no ambiente odontológico e hospitalar. Sendo assim é fácil entender o motivo de o detergente enzimático ser altamente indicado para limpeza.

Como usar o detergente enzimático para limpeza de instrumentos odontológicos ou de ambiente hospitalar

Geralmente ao se fazer o uso do detergente enzimático os instrumentos são imersos em sua solução por um certo período de tempo. Com isso, ocorre a degradação do material orgânico que se encontra nos mesmos. É interessante observar que sua eficácia para este fim é tão grande que ele chega a atuar nos lugares mais inacessíveis do instrumental. Os detergentes enzimáticos são considerados como um grande avanço na questão da limpeza de instrumentos e artigos médicos. As matérias- primas que são utilizadas para sua produção não danificam os equipamentos ou os instrumentos em que são usados.

O instrumentador ao fazer uso do detergente enzimático, por sua vez, deve estar atento para as recomendações feitas pelo fabricante. Entre um e outro poderá haver alguma diferença, que, consequentemente, influenciará no resultado final ou na preparação da solução. Mesmo considerando a eficácia desse produto, o seu uso não dispensa a necessidade de posteriormente ser usada alguma solução desinfetante no instrumental. Eles removem a matéria orgânica, mas não possuem a capacidade de eliminar os microrganismos. A adição de outros produtos químicos ao detergente enzimático também não é recomendada. Se isso for feito, o pH da solução enzimática poderá ser alterado, o que por sua vez pode fazer com que as enzimas se tornem inativas. É interessante observar que as enzimas em si não são agentes de limpeza. O que elas fazem é agir sobre sujidades para quebrar a resistência das mesmas, possibilitando assim a remoção. Com isso, ao serem associadas ao detergente, a limpeza se torna mais efetiva.

Mas, você não limpa instrumentos cirúrgios no dia-a-dia, certo?

lava-roupas enzimático atua nos tecidosSe esse é o caso e você quer saber mais sobre como eles podem ajudar você a lavar roupas, a gente conta no post como escolher o detergente lava-roupas no supermercado detalhes de como essa solução pode facilitar a sua vida.

Tags:

12 comentários

  1. Não ,estou satisfeita com a resposta!

  2. PODE SER USADO NA LIMPEZA DIÁRIA DE CHÃO?

    1. Olá!

      Pode sim!

  3. Mesmo utilizando o detergente enzimatico em alicates de manicure é recomendável esterelizar ainda sim no autoclave?

    1. Apesar da etapa de lavagem ser a mais importante – onde é aplicado o detergente enzimático, removendo resíduos de matéria-orgânica e reduzindo a carga microbiana, é recomendável prosseguir com o procedimento de desinfecção ou esterilização (autoclave), sempre de acordo com as instruções e orientações dos fabricantes, tanto dos detergentes como dos artigos / alicates.

  4. Tenho uma lavanderia gostaria de produzir meu próprio detergente você teria uma fórmula para produção em logo

  5. não tenho autoclave ainda, mas por exemplo escovas de dentes, em casa, posso lavar eles com detergente enzimático, e depois deixar de “molho ” no ácido peracético para esterilizar ?

    1. Bruno,
      O ideal, no seu caso, é pedir esta ajuda para a empresa que desenvolveu a escova de dentes ou para um dentista.

  6. Gostaria de saber se associado ao detergente neutro o enzimatico perde a eficacia.

    1. Olá Geise,

      Em termos gerais, não é esperada a perda de atividade enzimática. Porém, ressaltamos que as recomendações na embalagem do fabricante devem sempre ser seguidas/observadas. Um abraço,

  7. Mais uma duvida… na embalagem diz q se atingir determinada temperatura as enzimas serao ativadas. Uma vez ativada, a agua pode ser utilizada mesmo fria q continuará mantendo a eficacia da lavagem? Se o enzimatico for adicionado a agua fria, ambiente, nao terá eficacia na lavagem dos instrumentais?

    1. Geise,
      Em geral as enzimas Novozymes são ativas em um amplo espectro de temperatura que varia entre 20 a 50 graus Celsius. Porém, isso não quer dizer que elas não possam também trabalhar em outras temperaturas, como, por exemplo, a 15 graus Celsius. Em geral a temperatura ótima de funcionamento seria em torno dos 40 graus Celsius, mas isso pode variar de acordo com as classes enzimáticas e a formulação do detergente. Ressaltamos sempre que as recomendações na embalagem do fabricante devem sempre ser seguidas/observadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *