25-01-2017

O que são combustíveis fósseis?

Medidas preventivas como utilizar fontes não renováveis de forma correta e fazer uso de biocombustíveis são atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente.

Atualmente, a sociedade é altamente dependente dos combustíveis fósseis, que caracterizam mais de 75% da necessidade energética mundial, são utilizados em indústrias, veículos e residências. O termo “fóssil” já caracteriza a origem desses tipos de combustíveis, eles são obtidos a partir dos restos decompostos de plantas e animais presentes nas camadas mais profundas da crosta terrestre, anteriores ao atual período geológico.

Tipos de combustíveis fósseis

  • Petróleo: tem como origem, principalmente, restos de pequenos seres marinhos, como animais e vegetais unicelulares. Entre os exemplos de derivados do petróleo estão a gasolina, o óleo diesel, gás natural, querosene, gás liquefeito de petróleo, parafina, asfalto e polímeros sintéticos (plásticos e borrachas).
  • Gás Natural: é formado, principalmente, por metano e costuma ser encontrado nas jazidas petrolíferas. Entre as utilizações mais frequentes do gás natural estão os combustíveis, matéria-prima para a fabricação de plásticos e geração de calor em indústrias. Seu principal impacto ambiental está associado à estocagem, pois exige gasodutos imensos para armazenamento.
  • Carvão mineral ou natural: a partir da fossilização da madeira é possível obter carvão mineral ou natural. Este combustível é composto por uma mistura de substâncias complexas ricas em carbono.

Problemas ambientais ligados aos combustíveis fósseis

Inicialmente, um dos problemas mais discutidos envolvendo os combustíveis fósseis é a característica de não serem obtidos a partir de fontes renováveis, ou seja, em determinado período as reservas chegarão ao fim. Além disso, a queima e combustão dos combustíveis fósseis libera gases poluentes, entres eles o dióxido de carbono (CO2), que está no topo da lista dos causadores do aquecimento global; o monóxido de carbono (CO), bastante tóxico; nitrogênio e óxidos de enxofre, que geram chuvas ácidas.

Solução: utilizar fontes de energia renovável

Entre as principais fontes de energia renovável estão os biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, gerados a partir de plantas e resíduos orgânicos. Como pioneira e líder na indústria de bioenergia, a Novozymes oferece aos clientes soluções avançadas de bioinovação que estabelecem novos padrões de desempenho e viabilidade. A empresa dispõe de um amplo portfólio de enzimas robustas e de alto rendimento para todas as áreas de produção de biocombustíveis. No site Bioblog (www.bioblog.com.br) é possível conferir detalhadamente todas as soluções oferecidas pela Novozymes e acompanhar um universo de informações sobre biologia e sustentabilidade.

Quer fazer um comentário?