09-11-2016

O que são catalisadores nos processos químicos?

Os catalisadores são substâncias químicas que aceleram reações químicas, no entanto não alteram a composição dos produtos e reagentes presentes. Isso quer dizer que, embora aumentem a velocidade da reação, os catalisadores não impactam na quantidade de substância produzida por meio da reação química. Nas indústrias químicas os catalisadores costumam ser utilizados constantemente para acelerar as reações, visando deixar o processo economicamente mais vantajoso.

Com essa breve explicação já é possível perceber o quanto os catalisadores podem impactar positivamente nos custos da produção. Existe ainda uma forma de fazer com que esse impacto seja também positivo do ponto de vista ambiental. Isso é possível com o sistema de biocatálise, que corresponde à utilização de catalisadores naturais – como enzimas, no lugar de catalisadores químicos em processos sintéticos, o qual permite abrir mais rotas rentáveis e ao mesmo tempo sustentáveis.

As enzimas são catalisadores biológicos em forma de proteínas que aceleram reações químicas nas células dos organismos vivos. A biocatálise é o termo geral aplicado para caracterizar a transformação de compostos não-naturais por enzimas. Ela tem sido foco de investigação científica intensa, e é agora uma tecnologia bem estabelecida dentro da química industrial. As técnicas de produção melhoradas têm caracterizado o uso de enzimas como um processo mais barato e vastamente disponível. As enzimas permitem trabalhar em uma ampla faixa de pH e de temperatura.

Vantagens de substituir catalisadores químicos por enzimas

1) Economia de custos

  • Evitam o uso de agentes custosos ou catalisadores à base de metais caros;
  • Reduzem os custos com equipamentos, mão de obra e energia;
  • Promove maior produtividade.

2) Benefícios ao meio ambiente

  •  Não é necessário utilizar subprodutos que contenham impurezas;
  •  Permitem reduzir o uso de solventes;
  •  A aceleração das reações auxilia na economia de recursos naturais, como água e energia.

A Novozymes, que é referência mundial em biosoluções, tem trabalhado incessantemente para disponibilizar métodos de trabalho mais sustentáveis para as indústrias, que permitam economizar recursos naturais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. A empresa dispõe de uma gama extensa de enzimas, que podem ser aplicadas em setores como o de biocombustíveis, papel e celulose, têxtil e alimentício. Conheça mais sobre as ações e soluções sustentáveis da Novozymes acessando o site http://www.bioblog.com.br/

Quer fazer um comentário?