08-09-2016

O que é pirâmide de biomassa?

piramide_biomassa

A busca por fontes de energia alternativas e renováveis traz entre as opções, a biomassa, que é qualquer matéria orgânica produzida em determinadas áreas de um terreno ou de um local que possa ser transformada em energia (elétrica, mecânica ou térmica). Restos de alimentos, madeira, esterco e resíduos agrícolas (entre outros) quando em decomposição formam essa massa biológica, que pode ser utilizada na produção de energia – com certas vantagens, já que é renovável, tem um baixo índice de geração de poluentes e ajuda a diminuir o efeito estufa, assim como o aquecimento global.

O que é uma pirâmide de biomassa?

A pirâmide de biomassa é que representa o número de matéria viva que se encontra acumulada em determinado grau da cadeia alimentar, representando o total de matéria orgânica.

A pirâmide de biomassa tem o vértice voltado para cima e, em sua base fica a biomassa maior, ou seja, o nível trófico que serve de alimento. O comprimento do retângulo indica a quantidade de biomassa acumulada em cada nível da cadeia alimentar.

pirâmide invertida acontece, normalmente, em ecossistemas aquáticos, o que não indica que no resultado final de uma determinada etapa, ela não volte a ser uma pirâmide normal. Pode-se dizer que, em algum tempo, ela será momentaneamente invertida.

É a pirâmide de biomassa que indica o teor de energia proporcional à matéria orgânica armazenada em determinado local e por nível ecológico existente. É um fator determinante para a rota tecnológica de obtenção de energiautilizando a biomassa.

O Brasil como potencial produtor de energia renovável

Cada estado brasileiro possui um perfil de fontes alternativas de biomassa:

  • Região Sul: bagaço de cana e etanol; resíduos agropecuários e industriais;
  • Região Sudeste: bagaço de cana e etanol, lenha, carvão, resíduos agrícolas e industriais;
  • Região Nordeste: bagaço de cana e etanol, resíduos agrícolas e óleos vegetais, lenha e carvão;
  • Região Centro-Oeste: lenha, resíduos industriais e agrícolas e óleos vegetais;
  • Região Norte: lenha, carvão, resíduos agrícolas e óleos vegetais.

Com o potencial que tem, o Brasil poderia ser destaque no cenário mundial, com projetos de produção de energia renovável. Na verdade isso pode vir do fato de que o país se destaca no segmento de silvicultura e produtos agrícolas e agroindustriais, de onde se origina a biomassa residual, utilizada para a produção de energia.

Quer fazer um comentário?