16-11-2016

O que é intolerância à lactose?

Hoje a intolerância à lactose atinge em média 70% da população brasileira. Os níveis desta incapacidade de digerir o açúcar presente no leite e seus derivados são diversos, indo da sensibilidade leve a uma intolerância mais grave. O nível de intolerância vai depender da condição de produção de uma enzima que tem a função de digerir este açúcar, a lactase.

O que é a lactose?

A lactose é um açúcar que está presente em todos os leites dos mamíferos: humano, vaca, cabra, ovelha, e que também pode ser encontrada em muitos alimentos preparados como queijos, a manteiga, iogurte, leite condensado e outros alimentos que levam leite em sua composição. Este dissacarídeo é composto pela glicose (também encontrada em frutas) e a galactose, que são dois monossacarídeos.

O que é a lactase?

A lactase é uma enzima produzida no intestino delgado e tem um papel muito importante no processo de desdobramento da lactose em seus dois açúcares simples. O organismo só consegue absorver os açúcares simples e por isso o desdobramento da lactose é necessário. Se os níveis desta enzima são baixos ou ela não realiza bem o seu trabalho desdobrador, a digestão da lactose apresenta dificuldades. Entenda melhor sobre esta importante enzima aqui.

A intolerância ao açúcar do leite significa que não há enzima suficiente (ou nenhuma) no intestino delgado para quebrar toda a lactose que foi consumida. Isto quer dizer que a lactose parcialmente digerida ou não digerida passará ao intestino grosso e ali será decomposta pelas bactérias presentes nele, gerando sintomas desagradáveis como dores e inchaços abdominais provocados pelos gases, flatulência, diarreias e náuseas. Isto ocorre pela produção de hidrogênio, metano, gás carbônico e ácidos graxos de cadeia curta na decomposição do açúcar no intestino grosso. Outras partes do corpo também podem ser afetadas por conta da alteração das mucosas intestinais e sintomas como abatimento, cansaço, nervosismo, transtornos do sono, dores nas extremidades, falta de concentração e até problemas na pele podem aparecer.

Há três tipos de intolerância: a primária genética (incurável, já que a perda da enzima lactase é gradual e progressiva), a intolerância secundária (curável, já que é provocada por algum dano intestinal temporário) e a intolerância congênita (rara e incurável, já que é provocada por um defeito congênito ou genético). É importante também que não haja confusão entre a intolerância à lactose que vem de uma deficiência enzimática com a chamada APLV (alergia à proteína do leite de vaca), que é uma reação imunológica à proteína do leite.

Aqui vemos o quão importantes são as enzimas, não só digestivas como a lactase, mas também as que provêm dos alimentos e as enzimas chamadas metabólicas. O papel que elas realizam em nossa saúde e no meio ambiente é de extrema importância, são elementos vitais. Por isso é inteligente nos preocuparmos em saber mais acerca delas e como elas podem ser utilizadas nas mais diversas atividades humanas, sobretudo as industriais. A Novozymes produz enzimas, micro-organismos e componentes de biofarmácia para abastecer o mercado latino-americano desde 1989. Entenda mais sobre suas inovações biotecnológicas acessando a página http://www.novozymes.com/pt/novozymes-in-latinamerica e encontre todo o tipo de informação sobre a produção de enzimas e outros assuntos relacionados à biotecnologia através do Bioblog.

13 comments

  1. Tenho intolerância a frutose, gostaria de saber se existe uma enzima que possa absorver essa açúcar das frutas. Quando como frutas além de sentir meu estômago pesado tenho queimação nos pés principalmente nos dedos, Já passei por vários médicos: angiologista, ortopedista, neurologista e até ortomolecular. Todos pediram exames de todos os tipos e não foi encontrado nada, só intolerância a frutose lactose e outros alimentos mas nada além disso, só que este sintoma de queimação nos pés e mãos sinto só quando como frutas. Não foi diagnosticado nenhuma síndrome,

    Responder
  2. Tenho lactosa quando eu tomo leite ou alguma coisa que contém gordura, eu sinto muita dor no estômago. O que eu fasso.

    Responder
    1. Edinelia, bom dia!
      Nossa indicação é que você procure um médico especialista, é a melhor forma de identificar o que você tem e ele lhe passará a orientação de como proceder.

      Responder
  3. Ola!Toda Vez Que Tomo Leite Ou Algo Que Contenha Leite Tipo: Iogute Manteiga Chocolate Branco… A Minha Cabeça Doe E Fico Mal E Algumas Vezes Minha Garganta Inflama….Gostaria D Saber Se Tenho Tolerancia A Lactose? Corro o Risco D Ter?

    Responder
    1. Jayne, como vai?

      A intolerância a lactose é identificada por meio de exames médicos. Se você tem esses sintomas que lhe incomodar, o ideal é procurar um médico especialista, como um endocrinologia, que fará os exames necessários para tratar os sintomas. Um abraço,

      Responder
  4. Acabei de ler nessa matéria que são três tipos de intolerância à lactose,genética, secundária e congênita como saber qual o tipo através de exame?

    Responder
    1. Olá Gorete, como vai?

      Realmente, para saber o tipo e o grau de intolerância é necessário fazer exames específicos indicados pelo seu médico.
      Um abraço,

      Responder
  5. Estou preoculpada porque tudo que eu como ,tipo margarina ,leite, chocolate, pão, queijo menutos depois já fico com gases e um desconforto abdominal. Pode ser intolerância a lactose?

    Responder
    1. Olá Railda, como vai?
      Intolerância à lactose pode ser detectada por exames específicos. Consulte seu médico, pois ele pode te orientar sobre os exames e os resultados. Um abraço,

      Responder
  6. Minha bebê foi diagnosticada com alergia a proteína do leite com um mês de vida, só que sem nenhum tipo de exame de sangue, a pediatra pediu para que eu não tomasse leite e nenhum derivado, tem como diagnósticar sem exame?
    Hoje minha filha tem 4 meses e eu voltei a tomar leite e ela não tem nenhuma reação

    Responder
    1. Bom dia Ana!
      Alergia ao leite é diferente de intolerância à lactose. Ambos podem ser detectados por exames. Consulte seu médico sobre eles. Um abraço,

      Responder
  7. Olha boa noite, bom no meu caso toda vez que eu tomo leite, “SOMENTE LEITE” com café, nescau,ou vitamina. a minha garganta inflama. Será que se eu passasse a tomar o leite com zero lactose, resolveria o meu problema?

    Responder
    1. Olá Stephany,

      o ideal é você consultar um médico e fazer os exames para verificar o seu problema. Caso confirme sua intolerância, a substituição poderia te ajudar, mas sempre é importante confirmar o diagnóstico com os médicos, ok? Abs,

      Responder

Quer fazer um comentário?