Sustentabilidade

O que é empreendedorismo social?

Todos nós conhecemos histórias de sucesso de empreendedores famosos como Walt Disney e Steve Jobs, que com suas ideias inovadoras e persistência construíram impérios empresariais. Entretanto existe um outro lado do empreendedorismo, que busca mudar a sociedade para melhor. Você já ouviu falar em empreendedorismo social?

No século 19, o economista francês Jean-Baptiste Say classificou um empreendedor como “o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para a outra de maior produtividade e retorno.” Sendo assim o empreendedor é alguém que inova e é agente de mudanças com seu gerenciamento.

A principal diferença entre o empreendedorismo empresarial e o social, está nos objetivos finais. Os empreendedores estão focados no retorno financeiro, enquanto os empreendedores sociais estão focados em gerar um impacto positivo para a sociedade, seja no âmbito social, cultural ou ambiental.

O empreendedor social identifica uma área na sociedade onde haja um desiquilíbrio, seja pela marginalização ou pela falta de recursos financeiros para seu desenvolvimento.

Nesse cenário ele buscará usar de seus recursos e de sua criatividade para gerar uma transformação positiva que consolide uma estabilidade e um ambiente de oportunidades onde antes não havia.

Um dos principais nomes desse movimento é Muhammad Yunus, economista bengalês fundador do Grameen Bank, que oferecia empréstimos de microcréditos para que pessoas em situação de extrema pobreza conseguissem dar seu primeiro passo para estabilidade financeira.

Conheça alguns projetos nacionais:

No Brasil existem vários projetos de empreendedorismo social, entre eles está a Associação Saúde Criança, fundada por Vera Cordeiro, a organização ajuda famílias com crianças em situação de vulnerabilidade desde 1991. Também podemos citar o Instituto Gerando Falcões, de Edu Lyra, incentiva jovens da periferia a lutar por um futuro melhor com oficinas de esporte, arte e qualificação profissional.

E você, conhece algum projeto de empreendedorismo social? Conta pra gente nos comentários!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *