29-07-2016

O que é biotecnologia?

 
A biotecnologia é uma área que tem como objetivo o desenvolvimento de processos biológicos e produtos com a ajuda da tecnologia e também da ciência. A ONU, Organização das Nações Unidas, dá uma classificação para o termo como sendo qualquer tipo aplicação tecnológica que faz o uso de organismos vivos, sistemas biológicos, ou seres derivados, para produzir ou então modificar produtos ou processos para uma utilização específica.
 
A biotecnologia é bem ampla e abrange diversas áreas do conhecimento, passando pela ciência básica (como por exemplo, microbiologia, biologia molecular, etc.), pela ciência aplicada (como técnicas químicas, biológicas e imunológicas) e também pelas tecnologias diversas como robótica, controle de processos e informática. O profissional que atua na área da biotecnologia é multidisciplinar, pois compreende bem todas as áreas, ou pelo menos quase todas as áreas que forem citadas acima. Seu objetivo é sempre a melhoria genética, gerenciar ou até mesmo criar novos produtos como ingredientes para alimentos ou medicamentos ou até indivíduos como plantas.
 
Como uma tecnologia inovadora, a engenharia genética tem uma posição de destaque nesse segmento, pois permite subsidiar processos tradicionais de produção ou também  dar permissão para que sejam obtidos produtos completamente novos, assim como os transgênicos. A biotecnologia funciona como uma ferramenta de inovação para a vida cotidiana, que acaba trazendo impactos para os mais variados setores produtivos e oferece desenvolvimento para diversas nações. Uma aplicação constante da biotecnologia é na área industrial:
 
1) Indústria de análises, que desenvolve alguns testes de diagnósticos clínicos;
 
2) Indústria farmacêutica, a qual está sempre em busca de desenvolver novas drogas, produzir e melhorar medicamentos antibióticos, estabelecimentos de terapias gênicas, vacinas e diversos outros projetos para realizar o tratamento de patologias, sejam elas de plantas ou animais;
 
3) Indústria alimentícia que controla, produz e busca sempre melhorias tanto para alimentos, quanto para bebidas;
 
4) Indústria química que tem como objetivo produzir insumos químicos, proteínas e enzimas;
 
5) Indústria da agricultura, voltada ao desenvolvimento de inoculantes para sementes, plantas com uma maior resistência às pragas e às variações climáticas, como também biopesticidas menos nocivos para a saúde humana e ambiental, entre diversos outros.
 
A biotecnologia veio para ficar e está transformando o cotidiano dos seres humanos. É fundamental que ela seja desenvolvida e aplicada com responsabilidade, sempre visando melhorar a qualidade de vida das pessoas e tornar o seu dia a dia mais fácil.

Quer fazer um comentário?