27-07-2016

O que é biodiversidade?

O conceito de biodiversidade é relativamente amplo. Considerando que a palavra diz respeito à variedade de vida existente no planeta, teríamos uma única definição, porém vai um pouco além disso e engloba todo tipo de diversidade relacionada aos seres vivos.

Definições sobre biodiversidade

Quando falamos em biodiversidade, pensamos em várias formas diferentes de vida. Pois bem, é exatamente esse o conceito. Mas ao se estudar profundamente, encontra-se mais aspectos. Para Paul Ehrlich, biodiersidade é a variedade de populações distintas geneticamente, englobando plantas, animais e micro-organismos. Thomas Eisner, diz ser o número de linhagens totais genéticas existentes na Terra. Reed Noss alega que é a diversidade em todos os níveis de organização. Os estudiosos têm conceitos diversos sobre o tema. Em 1992, a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) assegurou a conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Apesar de ainda haver situações de abuso contra o meio ambiente, aproximadamente 180 países assinaram um acordo, que passou a vigorar em dezembro de 1993.

Quais são seus principais aspectos?

A biodiversidade engloba muitos aspectos na sociedade. Passando por todos os setores possíveis, que caso impactados trariam consequências inimagináveis a toda população:

1) Aspecto Político: depois da CBD ficou documentado e organizado, de forma que os países envolvidos têm obrigação em manter o acordo, podendo sofrer sanções em forma de lei ;

2) Aspecto Social: A sociedade está inserida na biodiversidade. A forma como podemos nos relacionar está diretamente ligada a ela, seja por telefone, internet, pessoalmente ou sinal de fumaça. Dependemos da diversidade para os recursos usados na comunicação e sobrevivência. Analise que os cosméticos, roupas, alimentos e tudo que usamos no dia a dia está ligado à ecologia de forma ampla;

3) Aspecto Biológico: o oxigênio que nos mantêm vivos, os alimentos, os itens utilizados no trabalho e em outras situações;

4) Aspecto Econômico: o trabalho dos que atuam diretamente com a natureza é transformar a matéria-prima em itens básicos para nossa sobrevivência.

É importante conhecer o termo biodiversidade, pois quando pensamos em natureza e recursos naturais acreditamos que ainda temos tempo para reverter o cenário. Os recursos fornecidos  pelo meio ambiente já estão se esgotando e não teremos como repô-los e nem tempo hábil para tanto. Pensando assim, é imprescindível mudar o cenário e repensar nossa relação com os ecossistemas.

Quer fazer um comentário?