27-07-2016

O que é biodiesel?

 

É do conhecimento de todos que o aquecimento global e a poluição no meio ambiente causada pelo ser humano são graves problemas que precisamos enfrentar. Como uma das maiores pautas do século XXI, o aquecimento global e a questão da poluição estão sendo seriamente debatidos em busca de uma solução. Sobre isso, há um consenso de que as emissões de CO2 por veículos automotores são um dos maiores vilões nessa questão. Por muitos anos os derivados do petróleo, como gasolina e diesel, foram os favoritos dos motoristas, mas, principalmente a partir da década de 70, começou-se a procura por substitutos para esses tipos de combustível.

Além de os combustíveis derivados do petróleo serem mais poluentes que combustíveis alternativos, eles sofreram grandes altas em seus preços durante as crises do petróleo. Um combustível que veio sendo apresentado como alternativa para os derivados do petróleo é o biodiesel. Ele é um combustível biodegradável e renovável, feito a partir de óleos ou gorduras tanto de origem animal como vegetal. Suas principais fontes de obtenção no Brasil são a soja, caroço de algodão, canola, dendê ou sebo. Para a obtenção do biodiesel é feito um procedimento para retirar a glicerina da gordura. Através da transesterificação, a glicerina é obtida, e, a partir dela, é feito o combustivel.

Apesar de não ser bem-vindo por muitas companhias produtoras de petróleo, por causa da concorrência, o biodiesel apresenta muitas vantagens em seu uso e é muito estimulado no Brasil, principalmente pela Petrobrás, que o produz. Além de ser uma energia renovável, pois o combustivel é feito a partir de plantas oleaginosas principalmente, o biodiesel não aumenta a quantidade de CO2 na atmosfera em longo prazo, uma vez que, as próprias plantas usadas na obtenção do produto consomem o CO2 que ele gera, em um ciclo fechado. Também não é preciso fazer modificações no motor do carro para usar esse tipo de combustível. O biodiesel funciona nos motores de carros a diesel, sendo um substituto desse combustível que polui mais do que a gasolina. A influência do biodiesel é tão grande que, no Brasil, desde 2014 o diesel é vendido com 5% de biodiesel incorporado. Hoje, esse percentual já é de cerca de 8%, e o Conselho Nacional de Política Energética quer aumentar para 15% até o ano de 2019.

Quer fazer um comentário?