19-12-2016

O que é Acrilamida?

A acrilamida é uma substância formada quando alimentos ou produtos ricos em amido tem contato com temperaturas elevadas, geralmente acima de 120°. Ela se desenvolve devido à reação do aminoácido asparagina com um açúcar redutor (glicose e frutose), sendo parte da Reação de Maillard, também chamada de escurecimento enzimático. Esse processo é ainda responsável pela cor e sabor de produtos ou alimentos que contém amido, quando cozidos ou fritos. Considerando esses fatores, a acrilamida pode ser encontrada em alimentos derivados da batata e cereais, que são fritos, cozidos ou torrados, como por exemplo: cereais, batata frita, salgadinhos (snacks e crisps), pão torrado e biscoitos.

Saiba por que é necessário combater a acrilamida

Todavia, mesmo que se trate de um fenômeno natural, estudos realizados na Suécia com ratos comprovaram que a acrilamida tem potencial cancerígeno. Até o momento, não há dados que confirmem essa ocorrência nos humanos, mas é um fato que exige atenção, tanto que tem sido motivo de preocupação para pessoas e fabricantes do mundo inteiro.

Atendendo a uma demanda da indústria,a Novozymes desenvolveu a Acrylaway®, enzima asparaginase que tem o poder de combater esse problema em uma gama de alimentos. Isso é possível quando é adicionada antes que sejam fritos, cozidos ou assados. Dessa forma, a asparagina será convertida em ácido aspártico, reduzindo em até 90% a presença de acrilamida. Além disso, o sabor e aparência desses produtos não são prejudicados. Afinal, são aspectos levados em consideração por parte daqueles que consomem esse tipo de alimento. Portanto, é uma alternativa segura e saudável para fabricação desses produtos e que protege a marca de seus fabricantes. Prova disso é que fabricantes desse segmento testaram Acrylaway® e garantem sua eficiência.

Descubra as soluções da Novozymes

A Novozymes é uma companhia de referência mundial no segmento de enzimas. Desenvolve soluções para indústrias de vários setores, com vistas a garantir aos seus clientes produtos de conteúdo saudável e sustentável. Para isso, realiza pesquisas e participa de debates que possam reconhecer tendências e demonstrar as melhores formas de aplicação de suas tecnologias em diversos âmbitos. Conheça já as atividades desenvolvidas e outras informações no Bioblog em: http://www.bioblog.com.br/

Quer fazer um comentário?