22-03-2017

O que é a certificação ISO 9001?

Muito provavelmente você já ouviu a expressão ISO, ela corresponde à sigla International Organization for Standardization (em português, Organização Internacional de Padronização). O órgão é não governamental e possui a função de instituir a normatização de produtos e serviços nas organizações, tendo como premissa a utilização de determinadas normas.

No Brasil, a gestão da ISO é feita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), responsável por regulamentar normas e especificações de produtos em vários segmentos. A ISO 9001 é um conjunto de normas que objetivam padronizar um certo produto ou serviço, visando aprimorar a gestão da empresa. Para conseguir esta certificação, a empresa precisa cumprir determinados requisitos, aplicando nos seus processos diários padrões de gestão e qualidade. A ISO 9001 está presente no mundo todo, mais de 1 milhão de empresas já possuem a norma implementada.

Como uma empresa pode se certificar?

Primeiramente é preciso contar com um especialista em ISO 9001 para que ele faça um diagnóstico e também um cronograma de atividades para que a empresa possa cumprir os requisitos estabelecidos na ISO 9001. Assim que a empresa estiver adequada, um órgão certificador precisa ser contatado para realizar a auditoria e posterior certificação. Este órgão precisa ser independente de qualquer ligação com a empresa, pois será o responsável por atestar se ela está funcionando em conformidade com as normas.

Importância e benefícios de obter a certificação ISO 9001

  • Organização Interna: os problemas são identificados com mais facilidade, pois as informações de um setor para o outro fluem mais facilmente. Assim torna-se mais simples tratar e eliminar dificuldades;
  • Desempenho comercial: quando trabalhada na comunicação corporativa da empresa e divulgada, a certificação ISO 9001 pode alavancar a reputação da marca, ressaltando que a organização cumpre padrões internacionais reconhecidos;
  • Economia: a partir do eficaz gerenciamento de materiais e dos processos de produção, é possível evitar o desperdício e o retrabalho;
  • Satisfação dos clientes: entre os requisitos da norma ISO 9001 está a satisfação do cliente, para garantir que as necessidades dos consumidores sejam ouvidas e atendidas.

Novozymes possui certificação ISO 9001

A multinacional Novozymes, presente também no Brasil, é uma companhia atenta às principais demandas do mercado, por isso preocupa-se em adequar-se aos padrões internacionais. A implementação e a certificação ISO 9001 foram fundamentais para padronizar e otimizar processos que refletem diretamente e de forma positiva na responsabilidade social, econômica e ambiental pregada pela Novozymes.

Além da ISO 9001 implementada em 1996 a Novozymes Latin America possui as seguintes normas certificadas: ISO 14.001 (2001); FAMI-QS – GMP (Boas Práticas de Fabricação); KOSHER (2008) / HALAL (2014); ISO 22.716 (2013); Responsabilidade Social SMETA (2014) e URSA (2016).

No site Bioblog (www.bioblog.com.br) é possível conhecer mais sobre a Novozymes e seu trabalho ligado à área de biotecnologia e sustentabilidade.

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