Têxtil

O conceito Livelong® para roupas mais duradouras

Tecidos mais macios, bonitos e sustentáveis – é o que o Livelong® proporciona para a indústria têxtil e para o consumidor final

Quanto mais você lava, mais nova sua peça de roupa fica

Imagem para o conceito Livelong®
Fonte: Pixabay

Já pensou na possibilidade de suas roupas durarem muito mais do que elas duram normalmente? Ou, ainda melhor, que a cada lavagem elas pareçam mais novas ao invés de ficarem feias e desbotadas, com aspecto de velhas? É aí que entra o conceito Livelong®, uma solução inovadora lançada no segundo semestre de 2019 pela Novozymes, líder mundial em soluções biológicas, que visa auxiliar a indústria têxtil a proporcionar aos consumidores roupas mais duráveis, que possibilitem o consumo consciente e sustentável. O que só era possível com o algodão, agora é realidade para outros “plant-based fabrics” , ou tecidos à base de plantas, já mencionados aqui no BioBlog.

O Livelong® nada mais é do que uma maneira de comunicar às pessoas a respeito do efeito obtido na fabricação desses “plant-based fabrics” por meio de um processo criado pela Novozymes: o “biopolishing” ou biopolimento.O processo de biopolimento consiste no uso de enzimas que atuam na remoção de microfibrilas, aquelas “bolinhas” desagradáveis que acabam aparecendo em algumas peças. Além disso, esse processo permite que sejam fabricados tecidos com cores mais vibrantes e que duram mais mesmo após várias lavagens. O CombiPolish®, da Novozymes, é um exemplo de biopolimento que foi premiado internacionalmente mas que só atua no algodão. Diante da demanda para atender outros tipos de tecido, a empresa lançou uma enzima chamada Fiberlife® que proporciona o efeito Livelong® para, não somente o algodão, mas outros tecidos como lyocell, modal e viscose.

Imagem para o conceito Livelong®
Fonte: Pixabay

 A preocupação com a sustentabilidade

 Como apresentado no post sobre “plant-based fabrics”, tecidos comumente utilizados, mesmo que tenham sua base em fibras naturais, podem causar impactos negativos no meio ambiente. Comprar roupas que duram mais é um dos melhores e mais fáceis caminhos que os consumidores podem seguir para aderir à moda sustentável. Por isso o efeito Livelong® é inovador e importante: ele auxilia os consumidores na busca por roupas mais duradouras para ajudá-los a minimizar os impactos gerados por seu consumo.

Os benefícios do Livelong® para a Indústria Têxtil

Segundo dados de uma pesquisa global sobre estilo de vida feita em 2019 pela Euromonitor Internacional, uma empresa de pesquisa de mercado, 61% dos consumidores estão preocupados com as mudanças climáticas e 64% acredita que as decisões tomadas na hora de fazer as compras podem causar impactos positivos no mundo. Além disso, dados de uma pesquisa a respeito do “biopolishing”,engajada pela própria Novozymes em 2014, mostrou que 90% dos 314 consumidores entrevistados estão dispostos a pagar 10% a mais por peças de roupa que tenham sido tratadas com esse processo. Neste contexto, o efeito Livelong® se mostra uma excelente oportunidade para alavancar os negócios da Indústria Têxtil. Além disso, a pesquisa da Euromonitor Internacional mostrou que 51% dos consumidores acreditam em argumentos de mercado relacionados à sustentabilidade, ou seja, investir na sustentabilidade da produção é um negócio focado no mercado.

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *