30-05-2017

Novozymes lança página do projeto EDUCAÇÃO no Brasil

Projeto, que já possui três livros aplicativos e duas premiações, objetiva impactar, até 2020, 1 milhão de pessoas sobre o potencial da Biologia

 Curitiba, 30/05/2017 – A multinacional dinamarquesa, Novozymes, mantém, desde 2015, o projeto EDUCAÇÃO, com o compromisso de educar e impactar, até 2020, 1 milhão de pessoas no mundo sobre o potencial da Biologia. O Brasil é uma parte representativa desse esforço já que a Biologia pode ajudar a criar um mundo melhor.

Para colocar em prática essa conscientização, a empresa aposta na educação, por isso, a primeira etapa brasileira do projeto foi desenvolvida em parceria com o SESI-Pr, com a Storymax e um grupo de cientistas e professores experientes, que desenvolveram três livros aplicativos. Cada um deles traz um conto clássico da literatura mundial como forma de promover a reflexão dos leitores sobre um dos temas abordados, como erradicação da fome, da pobreza e acesso à água limpa e saneamento básico para todos. Além disso, os livros-aplicativos também trazem sugestões de atividades extras que podem ser conduzidas por professores em sala de aula.

Os três livros aplicativos fazem parte da Coleção Novozymes Nova Perspectiva que foca, além da promoção da leitura, a mostrar como é possível realizar um experimento científico que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade local.

“A Biologia é nosso DNA e sabemos que, por meio dela, milhares de iniciativas podem ser criadas para ajudar a desenvolver países, diminuir os impactos de produção e emissão de gases de efeito estufa, além da geração sustentável de alimentos e proteção das águas, todas essas atitudes são imprescindíveis para garantirmos um mundo que esteja preparado para as futuras gerações. Para isso, entendemos que mais pessoas precisam ter acesso a essas informações e nada melhor do que unir a literatura à tecnologia para promovermos a conscientização dos futuros cidadãos do mundo”, destaca Pedro Luiz Fernandes, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novozymes.

A segunda etapa é o lançamento da página exclusiva do projeto EDUCAÇÃO (www.bioapp-novozymes.com.br). Um espaço que reúne todas as informações, acesso prático aos três livros-aplicativos, com a descrição de cada um (atividades extras, experimento científico, sugestão de ação social), detalhes sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS aplicados, depoimentos e números do projeto em tempo real. Um verdadeiro tutorial que possibilita aos professores e educadores de todo o país aproveitar a tecnologia para o desenvolvimento de atividades práticas, interativas e lúdicas com alunos da rede pública e privada do Brasil, gratuitamente.

O projeto já impactou, apenas no Brasil, mais de 23 mil pessoas e tem como meta, este ano, atingir 25.000 para explicar como a Biologia pode contribuir com o desenvolvimento do mundo. A iniciativa já alcançou também leitores na Inglaterra, Venezuela, Vietnam, Israel, Uzbequistão, Paquistão, além do Brasil e já somam mais de mil e seiscentas horas de leituras.

No ano passado, um dos livros aplicativos, o Frritt-Flacc ganhou destaque com o Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, um dos mais significativos do Brasil, sendo considerado pela banca julgadora (de pesquisadores relevantes em literatura) como uma das melhores obras infanto-juvenis publicadas em 2016. Em maio de 2017, foi a única obra brasileira a competir no prêmio da Opening Up Digital, uma iniciativa de pesquisadores da Bangor University, País de Gales e da Sheffield Hallam University, Inglaterra. Leitores do mundo todo puderem escolher a melhor obra, e o “Frritt-Flacc” venceu na categoria “Escolha Popular”.

Sobre a Novozymes:

A Novozymes é uma multinacional dinamarquesa de referência na produção de enzimas e microrganismos para indústrias de diversos setores, focada na área de biologia e sustentabilidade, primando pela manutenção do meio ambiente por meio da integração de práticas sustentáveis. No Brasil, a empresa tem sedes industriais em Araucária e Quatro Barras (Paraná) e escritórios em São Paulo e Brasília. A companhia ainda mantém um canal informativo direto, o Bioblog, que oferece conteúdos sobre o uso de enzimas nas indústrias, Biologia e Sustentabilidade (www.bioblog.com.br). A empresa também está entre as 100 empresas mais inovadoras no mundo no ranking da Forbes.

 

Quer fazer um comentário?