05-05-2017

ISO 14001: para empresas sustentavelmente responsáveis

A norma permite a uma organização ou empresa desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis

A sustentabilidade é fator primordial para o setor produtivo no Brasil. Diante de expectativas de aumento de produção e diminuição de recursos naturais e os impactos ambientais negativos que essa união causa à humanidade, é preciso estar alinhado às determinações, regulamentos e certificações nacionais e internacionais que atestem a efetiva gestão e processos de atuação dentro das normas e boas práticas ambientais, sociais, sustentáveis de exploração dos recursos.

Uma das mais importantes certificações é a ISO 14001. A norma faz parte da ABNT NBR ISO 14000, nome dado a uma família de regras, entre as quais se encontra a ISO 14001 que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização ou empresa desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis.

Ela contribui para a gestão e produção de bens e serviços que geram empregos, pesquisas e tecnologias, aumenta a visibilidade no mercado nacional e internacional, e consolidam a credibilidade junto aos clientes, fornecedores e colaboradores, já que é exigida por diversos países aos quais a produção possa ser importada.

O primeiro passo para alcançar a certificação, pode ser a aquisição de um arquivo eletrônico junto ao QSP – Centro de Qualidade, Segurança e Produtividade, que é uma associação técnico-científica voltada à capacitação de profissionais e ao apoio técnico a organizações nas áreas de Gestão de Riscos, entre outros, que contém as normas a serem seguidas para a certificação. Em seguida, é a adoção das medidas e a contratação de uma certificadora independente, como a ABNT Certificadora que avaliará se a empresa atende aos requisitos. Com isso, a certificadora concederá a certificação.

Qualquer empresa pode obtê-la, bastando demonstrar e garantir, por meio de documentos, que seu processo produtivo é controlado e que seus produtos estão sendo fabricados em conformidade às normas, garantindo a redução da carga de poluição gerada, pois envolve a revisão do processo produtivo com foco na melhoria contínua do desempenho ambiental, controlando insumos e matérias-primas que representem desperdícios de recursos naturais.

Um estudo publicado pela Universidade de São Paulo (USP) destaca que já foram certificadas com a ISO 14001 cerca de 250 mil empresas no mundo. É possível conferir a lista de empresas certificadas, no Brasil, na página do INMETRO, que somam hoje 1.640, entre elas, a Novozymes, certificada desde 2001, empresa atenta às principais demandas mundiais sobre sustentabilidade e às exigências do mercado, por isso, preocupa-se em adequar-se aos padrões internacionais. A implementação e a certificação ISO 14001 foram fundamentais para padronizar e otimizar processos que refletem diretamente e de forma positiva na responsabilidade social, econômica e ambiental da Novozymes.

Quer saber mais sobre certificações? Acesse nossa matéria sobre a ISO 22000.

 

Quer fazer um comentário?