Outros

Gerenciamento do tempo: o segredo para a produtividade

Especialista dá dicas sobre como administrar as tarefas diárias e utilizar a tecnologia de maneira eficiente para melhorar o gerenciamento do tempo

O mercado de trabalho contemporâneo nos revela um ambiente cada vez mais atarefado, com bastante informação, distrações e com concorrência acirrada, que pressiona por resultados mais rápidos e eficientes, principalmente, com as inúmeras tecnologias de comunicação, que podem representar um “cativeiro” para o homem moderno, quando mal utilizadas. Por isso muitos profissionais buscam cada dia mais informações sobre como melhore executar o gerenciamento do tempo.

Para o especialista em Gerenciamento do Tempo, Emílio de Castro Paiva, professor da FAE Centro Universitário, a tecnologia é um paradoxo da modernidade, pois ela sempre foi vista como uma maneira de servir o homem e resultar em mais tempo livre, porém, algumas variáveis sociais e comportamentais geraram um resultado contrário.

“Submetidos ao paradigma competitivo econômico, acabamos por tornarmo-nos escravos do trabalho e a tecnologia foi convertida em instrumento de subserviência à própria tecnologia e não na ampliação da liberdade, que era a intenção”, explica.

Equilíbrio

Paiva sugere que o profissional questione sobre a serventia de cada aparelho eletrônico e utilize-o de maneira coerente a este objetivo. O especialista orienta para não “entrar na onda” de fazer tudo o que os outros fazem. Verifique se isso é bom para você, pois não se usa a tecnologia para ganhar tempo, mas é apenas uma maneira para aproveitar melhor o tempo que temos, “que, aliás, nem sabemos quanto é”, ressalta o professor.

Por que gerenciar o tempo?

Paiva explica que o tempo é a duração das transformações que queremos realizar em nossas vidas. Gerenciar o próprio tempo é o mesmo que gerenciar a nossa vida. Perder o tempo é desperdiçar a vida e, infelizmente, como dizia um autor, “há quatro coisas que não se recuperam: a flecha atirada, a palavra dita, a oportunidade perdida e o tempo passado”, lembra o especialista.

Herança do tempo

Ensinar os filhos, desde pequenos, a importância de gerenciar o seu próprio tempo, é uma maneira de contribuir para que eles venham tornarem-se profissionais menos estressados no futuro. Neste caso, Paiva orienta que, antes de mais nada, é necessário não sobrecarregar as crianças com coisas que os pais desejam, como fazer inglês, ballet, tocar um instrumento musical, estudar informática etc. É preciso identificar, junto com os filhos, quais são os seus gostos, as suas vontades e, a partir daí, identificar atividades que desenvolvam seus pontos fortes e permitam que eles sejam mais felizes.

Dicas de administração do tempo para três tipos de perfis profissionais:

  • Gestores: profissionais que participam de muitas reuniões e coordenam equipes.

Dica: Devem realizar reuniões semanais e com horários definidos para começar e terminar, além de ter uma pauta definida para a ocasião;

  • Profissionais que atuam na produção: quando é preciso atingir metas, sem diminuir a taxa de produção diária.

Dica: Definir prioridades no início de cada dia e exibir os resultados para a “célula de trabalho”;

  • Profissionais autônomos: os prestadores de serviços, aqueles que têm horários flexíveis, mas que têm responsabilidades de prazos com os clientes.

Dica: Use alguma ferramenta concreta de organização, a agenda física, a do “Outlook” ou algum outro aplicativo.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *