25-01-2017

Fungos: sua importância para a agricultura

Os fungos são utilizados de diversas formas, entre elas como solubilizadores de nutrientes do solo, bioinseticidas e biofungicidas, garantindo mais sustentabilidade ao meio ambiente.

Os fungos fazem parte de um reino chamado Fungi e, nesse grupo existem organismos de variadas formas e tamanhos, que vivem em praticamente todos os ambientes terrestres. Quando se fala em diversos tamanhos, isso quer dizer que podem ser fungos vistos apenas microscopicamente, os quais são unicelulares (formados por apenas uma célula), como as leveduras, mas também existem fungos que podem ser vistos a olho nu, como é o caso dos cogumelos e dos bolores.

A importância dos fungos para a agricultura

Os fungos possuem uma gama abrangente de utilização. Entre as suas finalidades importantes está a agricultura. Em dois processos biológicos é possível fazer uso de fungos:

Promover o biorrendimento: neste processo alguns tipos de fungos conseguem trabalhar como solubilizadores de nutrientes do solo, maximizando a produção das plantas.

Promover o biocontrole: um grupo de fungos consegue fazer o trabalho de bioinseticidas e biofungicidas, facilitando o manejo nas plantações.

Além da agricultura, os fungos podem ser utilizados para produzir medicamentos. Alguns deles produzem substâncias bactericidas, essenciais para a fabricação de antibióticos, entre eles a penicilina, que tem como função combater doenças infecciosas geradas por bactérias do gênero Streptococcus.

Outra área em que os fungos são essenciais é na alimentação. Há variados fungos que são comestíveis e podem integrar a alimentação humana, como é o caso dos famosos cogumelos do tipo champignon e o shitake. Outras espécies de fungos são úteis para produzir alimentos, como o pão, no qual são utilizados fungos que atuam no processo fermentativo, fazendo com que a massa cresça e fique com consistência macia e porosa.

Produzindo mais com menos

A multinacional dinamarquesa Novozymes tem em sua essência conceitos de biologia e sustentabilidade. A empresa está empenhada em encontrar respostas biológicas para melhorar a vida e o meio ambiente em um mundo que está em constante crescimento. A Novozymes dispõe de biosoluções para a agricultura e diversos setores da indústria. Especificamente no campo da agricultura, por meio da BioAg Alliance, a Novozymes trabalha para descobrir e desenvolver micro-organismos que dão aos agricultores um kit de ferramentas biológicas capazes de aumentar os rendimentos e proteger as colheitas. No site Bioblog (www.bioblog.com.br) estão detalhadas diversas soluções e suas aplicações.

4 comments

  1. Olá, parabéns pelo artigo!
    Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
    Se precisar, conte conosco para dicas e informações sobre tipos de
    grama nos links abaixo.
    Grande abraço! Tags:
    Grama Esmeralda
    Grama Batatais
    Grama São Carlos
    Grama Bermudas
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Responder
    1. Agradecemos a leitura e os elogios, Jorge. Um abraço!

      Responder
  2. parabéns.Adorei o artigo

    Responder
    1. Obrigado Matheus!

      Responder

Quer fazer um comentário?