27-09-2016

Etapas do processo de reciclagem de vidro

O vidro não é biodegradável, dessa forma, a opção de reciclá-lo é ideal para evitar danos ao meio ambiente. Veja quais são as etapas do processo da reciclagem do vidro:

O número sobre a produção de embalagens de vidro no Brasil é impressionante: anualmente são produzidas cerca de 980 mil toneladas de embalagens, sendo que apenas em 45% delas é utilizada matéria-prima reciclada, segundo pesquisa realizada pelo Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem). Levando em consideração que o vidro não é biodegradável, podendo levar até 10 mil anos para se decompor, optar pela reciclagem é uma medida essencial para evitar danos irreversíveis ao meio ambiente.  

Além das vantagens econômicas e sociais com a geração de empregos, a reciclagem do vidro também apresenta outros benefícios:

  • Possibilidade de reaproveitar 100% do vidro;
  • Reduzir o volume de lixo que vai para os aterros sanitários;
  • Diminuir em 70% os gastos na fabricação de vidro;
  • Minimizar impactos ambientais causados pela extração de areia.

Etapas do processo de reciclagem de vidro

No lugar destinado à reciclagem, o vidro passa por cinco fases:

  1. Limpar: esse processo visa retirar qualquer sujeira que ainda esteja impregnada no vidro e, para isso é realizada uma lavagem. Toda a água utilizada é posteriormente tratada e recuperada, com isso evita-se o desperdício e minimiza-se o risco de contaminar os recursos hídricos.
  2. Recolher impurezas: ao longo desta etapa o vidro percorre uma esteira para que sejam retiradas impurezas como pedras, metais e plásticos. O processo pode ser ainda mais eficaz se o material passar por um eletroímã, cuja função é a de separar metais que possam ser contaminantes.
  3. Prensar e enfardar: nesta etapa o vidro passa por trituração, processo que consegue transformar cacos de vidro em pedaços homogêneos.
  4. Fundir: em temperatura acima de 1300 °C os cacos são então aquecidos e fundidos.
  5. Fazer o acabamento: agora o vidro já pode ser moldado e manuseado para compor novas embalagens, as quais terão como destino as indústrias e, consequentemente, o consumidor.

Para que tudo isso ocorra é preciso conscientizar a população em geral sobre a necessidade de realizar em casa e nos estabelecimentos comerciais a coleta seletiva, que consiste na separação do vidro e encaminhamento para os locais corretos de coleta. Outra atitude bastante eficaz é incentivar a compra de bebidas e demais opções domésticas que são comercializadas em embalagens de vidro retornável. Costumeiramente, as embalagens podem ser devolvidas e trocadas no mesmo local onde foram compradas, o que facilita todo processo. 

4 comments

  1. Boa tarde
    necessito saber como reclicar vidros em geral para fabricação de vidros planos, embalagem etc…inclusive maquinas e orientacao

    Responder
  2. Muito bom o blog parabéns, gostaríamos de saber aonde conseguimos empregar o vidro reciclado e qual o valor de mercado ele é negociado hoje em dia. Obrigado

    Responder
  3. Gostaria de saber se vocês compram vidros e é possível coletar em Joinville SC?

    Responder
    1. Josandré, bom dia!
      Nós não efetuamos este tipo de aquisição e coleta. Para o seu caso, nossa sugestão é que você entre em contato com a prefeitura do seu município, eles podem passar mais informações sobre a coleta de lixo em sua cidade e podem ter uma lista das empresas que prestam este serviço que você precisa.

      Responder

Quer fazer um comentário?