22-06-2017

Etanol se firma como excelente opção para os consumidores

Mais uma boa notícia para quem se preocupa com o meio ambiente e com o bolso. O etanol apresentou queda nos valores cobrados nos postos de combustível, chegando mais perto dos valores praticados com relação aos combustíveis fósseis, como a gasolina.

Segundo os dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), o preço do etanol hidratado caiu nos postos de 16 estados, entre eles, o Paraná, onde baixou 0,55%. Nas médias nacionais, o preço do etanol passou de R$ 2,568 para R$ 2,536 por litro, representando uma queda de 1,24%.

 

A variação na cotação dos preços dos combustíveis ao consumidor resultou no preço do etanol correspondendo a 70,6% do valor de comercialização da que ficou em 71,2. A queda no índice representa um novo avanço na vantagem do renovável em relação ao combustível fóssil.

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) revela que algumas características do etanol, especialmente os índice de octanagem e o calor latente de evaporação mais elevados conferem particular vantagem frente à gasolina e permitem que os motores projetados especificamente para etanol tenham uma eficiência mais elevada, ou seja, fornecem mais potência mecânica por unidade energética entregue pelo combustível.

Já falamos aqui sobre os mitos e verdades sobre o uso do etanol nos automóveis e essas vantagens aumentam quando o valor fica paritário, como atualmente. A eficiência energética dos carros é acompanhada pelo Inmetro desde 2005, já na montadora, fazendo a classificação desses veículos que, além de mais econômicos, também emitem menor quantidade de gases no meio ambiente com seus motores preparados para o uso do etanol. No site também é possível conferir os dados de consumo do seu automóvel, com gasolina e etanol, na estrada e na cidade.

Novozymes é uma multinacional de referência no segmento de enzimas. Elas otimizam o processo de produção de biocombustíveis e podem reduzir em até 130% as emissões de gases de efeito estufa, o que também diminui a pegada de carbono. Dessa forma, todos os trabalhos da Novozymes são baseados em práticas sustentáveis e com menor impacto ambiental. Conheça também outros conteúdos sobre biologia e meio ambiente aqui no Bioblog.

Quer fazer um comentário?