28-07-2016

Enzimas na produção têxtil

Com o constante avanço da tecnologia nas mais diversas áreas de produção, o uso de enzimas vem revolucionando o mercado, pois apresenta vantagens não somente para o produtor como também para o consumidor e, principalmente para o meio ambiente.  Mas, afinal, qual a vantagem de utilizar enzimas na produção têxtil e como isso é possível?
 
Grande parte das indústrias têxteis utilizam produtos químicos que agridem ao meio ambiente em seus processos. Não obstante, esse tipo de procedimento, além de demorado, conta com alto consumo de água e energia. É aí que as enzimas entram: com suas propriedades catalíticas, elas são capazes de substituir os produtos químicos e, consequentemente, garantindo mais economia. É válido ressaltar que o uso das enzimas ainda traz diferenças no produto têxtil final, que apresenta maior maciez, cores mais vivas e impermeáveis.
 
As enzimas são proteínas produzidas por micro-organismos e possuem a função de catalisar reações biológicas não espontâneas e bastante lentas. Em outras palavras, pode-se dizer que elas são uma espécie de agente acelerador que oferece atalhos vantajosos.
 
Frente a essa realidade, as indústrias têxteis estão percebendo que podem aumentar seus lucros de maneira significativa graças à economia e melhora na qualidade final do produto. Outro ponto expressivo é que com a nova técnica, outros produtos de fibras têxteis poderão ser desenvolvidos.
 
Embora todo o contexto seja positivo e muito satisfatório, toda essa realidade ainda está distante do consumidor que desconhece a prática ou não tem ciência do que se trata. Existe ainda o fato de que mesmo as empresas que já estão utilizando o método não estão nem perto da utilização de todo o seu potencial. O processo enzimático na produção têxtil não é caro muito menos necessita de máquinas especiais ou controle rigoroso.
 
Todos esses avanços científicos vão, aos poucos, deixando de lado processos arcaicos que necessitavam de condições ácidas, alcalinas, altas temperaturas e grande emissão de CO2. A agressão ao meio ambiente é imensurável e de difícil reparação, chegando ao ponto de que precisaríamos de centenas ou milhares de anos para revertê-la. O uso das enzimas na produção têxtil é uma alternativa altamente sustentável.

Quer fazer um comentário?