Alimentos e Bebidas

Entidades lançam campanha #SemDesperdício

O objetivo da campanha #SemDesperdício é ampliar a consciência dos consumidores brasileiros sobre o desperdício de alimentos e gerar um impacto positivo na mudança de hábitos de consumo alimentar.

Lançada pelo WWF-Brasil, a Embrapa e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, a campanha #SemDesperdício é uma iniciativa que nasceu para ampliar a consciência dos consumidores brasileiros sobre o desperdício de alimentos e gerar um impacto positivo na mudança de hábitos de consumo alimentar.

Entre os objetivos da campanha então a redução, pela metade, do desperdício de alimentos per capita mundial, em nível de varejo e do consumidor, como também reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita até 2030. Tudo isso alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

As entidades ressaltam que o Brasil possui uma posição incômoda no ranking mundial no desperdício de alimentos. Evidências indicam que nosso país alia características de países subdesenvolvidos, como a elevada perda pós-colheita e no escoamento da safra, com hábitos de consumo presentes em nações mais ricas, caracterizados por apresentar desperdícios significativos no final da cadeia e no consumo.

Entre os grupos de alimentos mais perdidos na América Latina estão: 20% das oleoginosas e leguminosas, 25% dos cereais, 40% das raízes e tubérculos, 55% das frutas e hortaliças, 20% dos produtos lácteos e 33% dos pescados.

Um dos locais em que mais desperdiçamos alimentos é em casa e, muitas vezes, sem perceber. A mania de jogar no lixo restos pode parecer inocente, mas no final do mês isso gera prejuízos para o seu bolso, para a sociedade e para o meio ambiente. Confira aqui o vídeo da campanha e faça a sua parte para combater o desperdício.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *