Outros

Engenheiro brasileiro vence maior prêmio da Organização Meteorológica Mundial

O prêmio da Organização Meteorológica Mundial (OMM) elege o vencedor com base em trabalhos de campo de meteorologia, hidrologia, climatologia e áreas relacionadas.

Um brasileiro é o destaque do principal prêmio científico da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o engenheiro Antonio Divino Moura, que é coordenador-geral do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil. Criado em 1995, o prêmio elege o vencedor com base em trabalhos de campo de meteorologia, hidrologia, climatologia e áreas relacionadas.

Pela primeira vez um brasileiro foi reconhecido nessa área e é resultado de importantes pesquisas relacionadas ao El Niño e a seca no Nordeste do Brasil. O prêmio será entregue em um evento especial em 2019.

Formado em engenharia elétrica em 1969 pela Universidade Federal de Minas Gerais, o cientista tem doutorado em Meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e pós-doutorado no Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA, com estudos observacionais, teóricos e de modelagem das secas no Nordeste do Brasil.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *