Sustentabilidade

Dia Mundial do Meio Ambiente: Se não puder reutilizar, recuse!

Dia Mundial do Meio Ambiente

 O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela ONU para celebrar e encorajar a conscientização para a proteção do nosso planeta. Grupos e instituições fazem ações e eventos em prol desse objetivo, e a Novozymes marcou presença. O tema desse ano é “Evite o desperdício de plástico”.

A nossa sociedade está em constate crescimento, moldando e adaptando o ambiente ao seu redor, abrindo novas possibilidades de desenvolvimento, seja de forma econômica, social ou tecnológica. E, principalmente, com o avanço da tecnologia, esse crescimento está cada vez mais acelerado, demandando cada vez mais recursos e espaço, o que nos deu o poder de transformar nosso planeta de inúmeras maneiras, e por vezes numa escala sem precedentes.

A Organização das Nações Unidas (ONU), consciente de que a proteção e melhoria do ambiente é uma questão importante, já que impacta o bem-estar de todos os seres vivos e do desenvolvimento econômico em todo o mundo, criou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Criado em 1974 durante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, o dia 5 de junho convida indivíduos, empresas e comunidades a refletir e a formar uma conduta responsável acerca de um tema, diferente a cada ano, que favoreça a preservação e melhoria do meio ambiente. Desde o seu início, essa data cresceu e se tornou uma plataforma global de divulgação pública amplamente divulgada em mais de 100 países.

O tema escolhido para o ano de 2018 foi “Evite o desperdício de plástico”. Você já deve ter ouvido falar quanto tempo o plástico demora para se decompor (até 500 anos). Mas você sabe quanto plástico é produzido e descartado indevidamente todo o dia? E o quanto isso, de fato, traz de malefícios ao nosso ambiente? Embora o plástico tenha muitos usos valiosos, nos tornamos excessivamente dependentes de plástico descartável ou de uso único – o que está causando graves consequências ambientais.

  • 50% do plástico do que usamos corriqueiramente é utilizado apenas uma vez
  • Estima-se que compramos, no mundo, 1 milhão de garrafas plásticas por minuto
  • Em 2009, a produção de plástico fez 100 anos de existência. E em quase dez anos, já produzimos mais plástico do em todo esse século passado.
  • Todo ano, cerca de 13 milhões de toneladas de plástico acabam nos nossos oceanos.

Esses são só alguns dados divulgados pela ONU que retratam a situação que estamos para combater um dos grandes desafios ambientais do nosso tempo. A prática desse ano é todos nós nos unirmos para considerar como podemos fazer mudanças em nossa vida cotidiana para reduzir o esse fardo da poluição plástica em nossos ecossistemas e também na nossa própria saúde.

Nesse último dia 5 a ONU registrou mais de 3000 ações em prol da temática desse ano acontecendo mundialmente. E a Novozymes marcou presença!

Foram feitas ações, mobilizadas pelas áreas de Qualidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade, para contabilizar quanto de plástico descartável a empresa utilizava diariamente. Os resultados foram divulgados internamente para quase 140 colaboradores, através de um evento onde foi abordado o impacto causado pelo plástico no meio ambiente, e também discutidas mudanças que a Novozymes e cada funcionário poderia fazer para reduzir o uso de plástico descartável. Foram distribuídas Ecobags no final do evento, para cada participando, encorajando ainda mais a redução do uso de plástico (a prática ainda se tornou mais bacana quando sabemos que cada Ecobag foi fabricada a partir de duas garrafas pets recicladas!).

Ficamos em destaque no site da ONU voltado para esse dia, onde, em um mapa mundial, era mostrada todas as ações programadas para ocorrer promovendo essa ação social em prol do meio ambiente. Três ações foram registradas no estado do Paraná, e uma é nossa!

A responsabilidade para mudar o mundo para melhor é de cada um de nós. Já pensou em mudar seus hábitos no uso de plástico hoje? Só pelo simples reuso de uma embalagem individual, como uma garrafa plástica, e o descarte correto desse material para reciclagem já faz uma enorme diferença. Adote essa prática!

 

Para saber mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a temática desse ano, acesse o site da ONU (em inglês)

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *