Outros

Dia Mundial da Saúde em 2020 é dedicado aos profissionais da enfermagem e aos obstetrizes

Em 2020, o mundo celebra o trabalho de enfermeiros e  parteiros na saúde e a OMS reforça às autoridades a importância do papel desses profissionais na linha de frente do combate ao coronavírus e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo dia 7 de abril e foi criado nessa mesma data no ano de 1948, quando também foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde que entrou em vigor, em 1950, essa data visa conscientizar pessoas e autoridades do mundo inteiro sobre temas de preocupação prioritária para a OMS.

Nos últimos 50 anos essa celebração trouxe à tona questões como saúde mental, cuidados maternos e infantis e mudanças climáticas, preocupações que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A celebração é marcada por atividades que se estendem além do dia em si e serve como uma oportunidade para concentrar a atenção mundial nesses aspectos importantes da saúde global.

ODS 3 - SAÚDE DE QUALIDADE
O trabalho de enfermeiros e parteiros é importante para alcançarmos o ODS 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

O programa Enfermagem Agora, criado em 2018 pela ONU e pela duquesa Kate Middleton, é uma iniciativa de três anos em prol da valorização dos profissionais de enfermagem e visa estimular o treinamento e empregabilidade na área já que estima-se que, até 2030, faltem aproximadamente 9 milhões de enfermeiros e parteiros para garantir a cobertura e acesso universais à saúde. Diante disso, a OMS, juntamente ao Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde que aconteceu em maio de 2019 na Suiça, decretou 2020 como o ano internacional do enfermeiro(a) e do parteiro(a).

O diretor geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou a importância desses profissionais na garantia de acesso à saúde para todas as pessoas: “Como sabemos, a enfermagem, principalmente nos países mais pobres, é a ponte entre a comunidade e as instituições de saúde. E a atuação dos enfermeiros é crucial, em especial os que estão na linha de frente na lida com a população. Sem menosprezar o trabalho de médicos e de outros profissionais de saúde, temos que dar o devido reconhecimento aos enfermeiros e parteiros.”

Coincidência ou não, 2020 é o ano dedicado aos profissionais de enfermagem e o ano da pandemia de Covid-19 (Coronavírus). Diante disso, muitas pessoas, no mundo todo, já estão celebrando e agradecendo, por meio das redes sociais, o trabalho fundamental de enfermeiros, médicos e todos os profissionais que têm trabalhado incansavelmente na linha de frente do combate à essa doença, compartilhando mensagens de carinho e gratidão a todos eles.

 

O nosso muito obrigado a todos os profissionais de saúde que, com muita coragem, estão ajudando o mundo a combater o coronavírus! E você, tem algum amigo(a) que trabalhe na área da saúde? Conta pra gente nos comentários e aproveita pra agradecê-lo(a) também!

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *