Cuidados Domésticos

Detergentes enzimáticos ajudam na economia e o meio ambiente

Os consumidores exigem produtos que sejam seguros de usar, eficazes, economizem tempo e sejam cada vez mais gentis para o meio ambiente, e os detergentes enzimáticos podem oferecer tudo isso

Já explicamos aqui o que são os detergentes enzimáticos e como eles atuam. É certo e comprovado que as enzimas dão aquela força especial para os momentos de limpeza. Elas ajudam a diminuir o tempo que dedicamos para cada uma dessas atividades, sem contar os benefícios para o bolso ao aproveitar melhor um produto de maior qualidade e para o meio ambiente.

Em tempos de crise a preocupação com a economia é diária,  e extrair todos os benefícios e funcionalidades de cada produto adquirido é ainda mais primordial. Aqui se encaixam duas importantes vantagens dos detergentes enzimáticos: maior economia e durabilidade proporcionada às roupas. O co-fundador do Movimento Ímpar, Raoni Pereira, comenta que os consumidores buscam produtos com melhor custo benefício, mas que ofereçam qualidade parecida. Os detergentes enzimáticos proporcionam uma dupla economia, pois ajudam a diminuir o consumo de água, de energia, alguns protegem as fibras, outros mantêm a qualidade das cores e são capazes de contribuir para a remoção de machas sem danificar tecidos, além de serem biodegradáveis.

Ian Bell, Head de Cuidados Domésticos da Euromonitor, disse durante um evento da Novozymes no Panamá, que é exatamente isso que os consumidores buscam na atualidade. “Em geral, os consumidores exigem produtos que sejam seguros de usar, eficazes, economizem tempo e, cada vez mais, mais gentis para o meio ambiente”, comentou.

Os produtos de limpeza enzimáticos oferecem melhor desempenho e ajudam a reduzir ciclos de lavagem nas máquinas, por exemplo, por isso contribuem com a redução no consumo de energia, menor descarga de poluentes e oferecem menor risco à saúde, pois com a aplicação das enzimas nos produtos podem ser reduzidas a presença de componentes químicos.

Nos lava-roupas atuais, tanto líquidos como pós, várias classes enzimáticas podem ser utilizadas e as mais comuns são: proteases, lipases, amilases, celulases e mananases. No processo de lavar roupas, as enzimas trazem 3 benefícios principais, são eles: auxílio na remoção de manchas, brancura e cuidado com as fibras e cores. As enzimas, ao eliminarem as manchas complexas, também evitam o amarelamento de peças brancas.

Além da luta contra as manchas, as enzimas presentes nos detergentes contribuem com o processo de lavagem de roupas em temperatura ambiente e em ciclos mais curtos, além, é claro, de ajudar também os fabricantes a formularem detergentes mais concentrados que, por usarem menos água em sua formulação e terem um uso reduzido de embalagem, são por sua vez mais sustentáveis. No mercado brasileiro mais de 80% dos detergentes contêm pelo menos uma enzima, de acordo com as estimativas do Euromonitor.14

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *