O que é o desafio

Queremos nos unir a organizações ou pessoas que estejam interessadas em mostrar para o mundo como a Biologia pode resolver os principais problemas da humanidade, como a pobreza, falta de alimentos, água e saneamento básico e etc.

Esse desafio é para encontrar ideias que possam contribuir com o objetivo global da Novozymes que é impactar 1 milhão de pessoas no mundo sobre o potencial da Biologia. No mundo todo impactamos mais de 188.000 pessoas em 2017 e queremos que esse número seja ainda maior em 2018. Nosso objetivo é atingir no mínimo 45.000 pessoas esse ano na América Latina.

É importante saber que as ideias apresentadas PRECISAM mostrar que a Biologia tem soluções reais para problemas. Por exemplo, vamos falar do problema da fome. Uma das estratégias sugeridas pela ONU para alimentar famílias e pequenas comunidades em áreas de difícil acesso é o incentive à agricultura familiar. Para isso, essas famílias precisam aprender como podem ampliar o potencial do uso das terras que têm, certo? Em muitas comunidades que vivem da agricultura familiar a compostagem é uma técnica que seria facilmente aplicada, pois envolve o reaproveitamento de resíduos. Agora, por meio do livro-aplicativo Ostras a gente explica para todo mundo, de uma forma simples e prática como criar uma composteira.

Ficou mais claro?

Não?

Vamos para outro exemplo. Sabemos que em muitas cidades rios que cruzam o perímetro urbano perdem sua mata ciliar e, quando chove muito, enchentes são frequentes. Que tal mobilizar a comunidade para que ela entenda a importância das matas ciliares e como podemos recuperar a mata ciliar de um rio? Como podemos fazer isso? Conscientizando e explicando a importância e impactos de quando existe ou não uma mata ciliar.

O que a gente já faz

  • Livros aplicativos: temos 3 livros aplicativos que possuem experimentos científicos e já são usados em alguns colégios como material de apoio de professores para melhor explicar o suporte que a Biologia pode trazer para solucionar problemas do cotidiano. Informações sobre os livro aplicativos estão no site: http://www.bioapp-novozymes.com.br.
  • Parcerias com colégios: nós trabalhamos próximos de alguns colégios do Paraná e São Paulo, para que usem tanto nossos livros aplicativos em sala de aula quanto conheçam o potencial e conhecimento que os profissionais que trabalham na Novozymes têm. Alguns profissionais da Novozymes vão até os colégios, tanto para falar com alunos quanto capacitar professores.
  • Desenvolvimento de professores: usamos o conhecimento que a Novozymes tem sobre Biologia para ampliar o rol de oportunidades de professores de diversas matérias, para que eles possam por meio de Recursos como livros aplicativos ou experimentos científicos, aprimorar a experiência dos alunos sobre o potencial da Biologia.
  • Teach for Tomorrow (Ensine para o Amanhã): ensinamos nossos colaboradores sobre o potencial da Biologia, para que eles possam ir até as escolas de suas comunidades explicar como é possível, por meio de experimentos científicos simples, resolver diversas dificuldades da comunidade.

Quem pode participar

Todo mundo que tiver um projeto que esteja alinhado com o objetivo de Educação da Novozymes e com os valores da empresa.

Por que participar?

Esta é a chance de realizar uma transformação real, de tirar suas ideias do papel e trabalhar com uma multinacional dinamarquesa que faz a diferença na vida de bilhões de pessoas.

O que você precisa saber para pensar em uma ideia bacana

  • O objetivo principal precisa ser resolver um problema da humanidade por meio da Biologia;
  • Os principais problemas da humanidade são bem representados no conteúdo da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ou seja, é importante que os interessados em apresentar projetos entendam o que são os ODS e com qual ODS seu projeto estaria conectado;
  • Conhecer um pouco da Novozymes. Navegue pelo bioblog.com.br e veja o rol de atuação da Novozymes e a qual tipo de conteúdo unimos a nossa marca. Você também encontra notícias sobre o que já realizamos com o projeto aqui: http://www.bioblog.com.br/categoria/educacao/;
  • A computação de impactos da Novozymes neste projeto é auditada pela PwC, ou seja, temos regras do que consideramos como um impacto e o que não consideramos. Essas regras serão compartilhadas com as pessoas que demonstrarem interesse em participar do nosso desafio.

Como funciona

  • As ideias podem ser enviadas por e-mail communication.br@novozymes.com até o dia 06/04/2018;
  • Todas as ideias recebidas serão avaliadas e respondidas até o dia 30/04;
  • As ideias que realmente tiverem conexão com o propósito da Novozymes e potencial de impacto, passarão para a segunda etapa do desafio que é a verificação e levantamento de recursos necessários. As ideias que não tiverem conexão ou potencial serão retiradas do processo;
  • Não temos um formato específico para o envio dos projetos, entretanto, é imprescindível que eles tenham claramente descrito: objetivo, estratégia, visão geral do plano de ações, investimentos necessários e número total de impactos previstos dentro do prazo de um ano a partir da aplicação do projeto;
  • Após o recebimento e avaliação das ideias da etapa um do desafio, os participantes que continuarão no circuito receberão mais Informações diretamente;
  • Qualquer dúvida pode ser enviada para o e-mail communication.br@novozymes.com
  • Apenas serão consideradas participantes do desafio as ideias que forem enviadas dentro do prazo e para o e-mail communication.br@novozymes.com. Contatos por redes sociais, telefone e outros meios não serão considerados válidos para fins de participação no desafio;
  • Caso ideias muito semelhantes sejam apresentadas, o dono da ideia que foi enviada por primeiro no e-mail communication.br@novozymes.com é que seguirá no desafio.

Mãos à obra?

Se você tem interesse em participar sinalize sua intenção desde já para nós pelo e-mail acima mencionado.