12-09-2016

Consumo consciente e sustentabilidade

Reduzir, Reutilizar e Reciclar: são práticas importantes para manter uma relação sustentável com o meio ambiente.

Constantemente são emitidos alertas sobre a escassez dos recursos naturais mundiais, devido ao consumo desenfreado e desordenado e a necessidade de se adotar os princípios da sustentabilidade, que dizem respeito à aplicação de ações que consigam satisfazer nossas necessidades, mas sem prejudicar o meio ambiente. Para que isso ocorra é essencial aplicar o conceito de consumo consciente, o qual defende que antes de consumir é preciso estar atento aos impactos negativos que cada produto ou serviço pode ocasionar ao meio ambiente.

Em meio aos padrões de consumo sustentável discute-se, também, soluções para os problemas vindos da geração de lixo. Entre elas está o Princípio dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), que dispõe de práticas que visam estabelecer uma relação mais sustentável entre consumidor e meio ambiente. Com elas é possível promover a economia doméstica e, ao mesmo tempo, favorecer o desenvolvimento sustentável. Veja como é simples aplicar cada um dos 3R’s:

  1. Reduzir: o conceito é simples e o nome é autoexplicativo, diz respeito a práticas para reduzir o consumo de bens e serviços, refletindo sobre o que é realmente necessário utilizar e como evitar desperdícios. Com isso a emissão de poluentes e a produção de resíduos diminuem. Como isso funciona na prática? Diminua o tempo no banho, opte por lâmpadas fluorescentes ou de LED, prepare apenas a quantidade ideal de alimentos, utilize sacolas retornáveis, etc.
  2. Reutilizar: diversos produtos podem ter sua vida útil prolongada e ser reutilizados ao invés de irem para o lixo. Isso influencia na economia de energia para a fabricação de um novo produto e reduz a quantidade de matéria-prima que é retirada do meio ambiente. E quais produtos podem ser reutilizados? Opte por pilhas e baterias recarregáveis, folhas de papel usadas podem servir de rascunho, a água da máquina de lavar pode ser útil para lavar calçadas, eletrônicos que ainda funcionam podem ser doados a instituições, etc.
  3. Reciclar: anualmente cada brasileiro produz, em média, 383 quilos de lixo. Imagina se tudo isso for parar em lixões e aterros… É preciso dar o destino correto ao lixo gerado, criando o hábito de separá-lo de acordo com o material. Se no seu condomínio ou na sua rua não há um local específico para colocar o lixo reciclável, saiba que atualmente existem diversas empresas e cooperativas de reciclagem espalhadas pelo país, informe-se e descubra qual está localizada na sua cidade.

Percebeu o quanto é simples ser um consumidor consciente? Avalie quais atitudes você e sua família já têm colocado em prática e quais ainda podem ser aprimoradas. O meio ambiente e as futuras gerações agradecem!

2 comments

  1. Boa tarde amigos! Estou fazendo meu TCC sobre consumo consciente. E acredito que possam contribuir muito com minha pesquisa.
    Se alguém tiver interesse em participar a entrevista é rápida!!
    Obrigada desde ja!

    Responder
    1. Juciele, como vai?

      Obrigado pelo contato. Qual o tema da sua pesquisa e o foco? Conte-nos mais para vermos se podemos te ajudar.
      Um abraço e boa sorte no seu TCC.

      Responder

Quer fazer um comentário?