Novozymes

Confiança, paixão e conexão: o segredo da Dinamarca

E afinal, porque a Dinamarca é considerada o país com as pessoas mais felizes do mundo?

Qual é o SEGREDO DA DINAMARCA?

Helen Russel, uma jornalista que decidiu fazer uma pesquisa depois de se mudar de Londres para a Dinamarca, buscou entender o motivo do porquê as pessoas que vivem neste país são consideradas as mais felizes do mundo. Essa  mudança de vida foi chamada por ela de: O projeto Felicidade.

A leitura do livro promove um imenso prazer, conhecer um pouco sobre a cultura dinamarquesa é realmente incrível!

Todos nós podemos aprender a ser felizes como as pessoas mais felizes do mundo, e o livro nos traz várias informações sobre isso. Vou relatar o que mais me chamou atenção com relação ao modo de vida na Dinamarca.

  1. As pessoas são apaixonadas pelo que fazem:

Lendo o livro, descobri que na Dinamarca as pessoas não escolhem a profissão pelo dinheiro que vão ganhar, a educação é muito valorizada e todos têm acesso à escola pública, podendo, assim, ser o que desejar! “ …. Então você pode pelo menos se concentrar em fazer o que ama, e não o que vai lhe dar um salário bem alto”.

A primeira palavra em dinamarquês que aprendi no livro, a qual inclusive adotei como preferida foi: arbejdsglæd, que significa: Felicidade no trabalho, a junção de “Trabalho – Arbejde” com “Felicidade – glaede”.

Frente a isso já podemos perceber o porque eles são tão felizes, tudo o que fazem é porque amam!

  1. Os dinamarqueses ficam Hygge.

Muitos habitantes do país nórdico garantem que o segredo da sua felicidade é o hygge.

Já ouviu esta expressão?

“É difícil encontrar uma palavra; seria uma entre bem-estar, estar numa situação em que te sentes confortável, relaxado e livre”, explicou Mikkel Larsen, de 42 anos, do departamento de comunicação da embaixada da Dinamarca em Madrid, à Verne.

Apesar de não ser algo relacionado ao clima, Hygge é praticado em sua maior parte, no inverno, onde as pessoas encontram maneiras de relaxar e estar em harmonia consigo mesmo, em sua própria casa.

As pessoas na Dinamarca amam a conexão, adoram passar o tempo com a família e amigos e fazem isso sempre que sentem vontade. Saem mais cedo do trabalho para passear com os filhos ou encontram amigos ao final do dia para tomar uma boa øl (Cerveja).

  1. Os dinamarqueses confiam um no outro!

A confiança que os dinamarqueses têm nas instituições do seu país – especialmente políticos e polícia, também os tornam um povo feliz.

“As pessoas pagam seus impostos com prazer na Dinamarca porque sabem que terão a melhor assistência social do mundo”.

E não somente no sistema político, as pessoas na Dinamarca confiam muito uma na outra. Podem sair às ruas a altas horas da noite ou deixar o carrinho do bebê para fora do Confeitaria enquanto tomam um café que nada de ruim irá acontecer!

Já que falei sobre confiança, paixão e conexão, os pontos de destaque no livro para alcançar a plena felicidade, que tal relembrar os nossos valores vividos aqui na Novozymes?

– Confie para ganhar confiança;

– Liberte a paixão;

– Conecte-se para criar;

– Ouse liderar.

Coincidência ou não, a chave para a felicidade se remete aos nossos valores!

Este livro me ensinou que não importa o país em que estejamos, podemos estar na Dinamarca, no Brasil ou na China, a forma que escolhemos viver é o que nos torna a pessoa mais feliz do mundo.

E você, de 0 a 10, quanto você daria de nota no quesito felicidade?

Tags:

2 comentários

  1. Muito legal 🙂 quero ler!

  2. Muito legal! Parbéns, Grazi. Continue escrevendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *