24-01-2017

Como surgiu a Ecologia?

A Ecologia é um termo bastante utilizado nas últimas décadas, devido à crescente preocupação com questões relacionadas ao meio ambiente. Mas o que vem a ser Ecologia? Este é um dos ramos da Biologia, que estuda a relação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. Explora também a influência que um tem sobre o outro.

Como a Ecologia surgiu?

Não há, na verdade, uma data exata a respeito de seu surgimento. Porém, ainda na Grécia antiga um dos discípulos do filósofo Aristóteles, Teofrasto, tratou desse tema. Mais tarde, a base da Ecologia surgiu através das primeiras pesquisas sobre animais e plantas de alguns fisiologistas. Porém, a palavra em si foi concebida pelo biólogo alemão Ernst Haeckel no século XIX. Ela tem origem grega de “oikos”, que significa “casa”, e “logos”, que corresponde a “estudo” em português. Na década de 1960, passou a ser um termo bastante usado por ambientalistas e tornou-se conhecido pela maioria das pessoas. A Ecologia pode ser considerada também multidisciplinar, passando por áreas como biologia animal e vegetal, genética, comportamento animal, geologia, sociologia, física e química.

A importância da Ecologia

A partir da Ecologia é possível compreender a forma como o ser humano se relaciona com o meio onde vive. Assim, para a sua sobrevivência ele explora os recursos naturais existentes. O resultado disso é o impacto negativo nos ecossistemas, como: emissão de gases poluentes, destruição de florestas e matas, poluição dos rios e mares, entre outros. Esse tipo de problema tem sido uma das preocupações de cientistas da área no mundo inteiro. Eles têm buscado soluções sustentáveis que possam reduzi-lo ou ao menos minimizá-lo. A ideia é que essas medidas venham fazer parte de diversos aspectos da sociedade: políticos, econômicos, culturais e educacionais. Desse modo, a população deve ser conscientizada sobre temas relacionados à sustentabilidade e praticá-la de forma natural em seu dia a dia. O mesmo vale para as indústrias, que devem utilizar formas sustentáveis de produção, como: reciclagem, biocombustíveis e bioenergia. Assim, a Ecologia é essencial para o entendimento de como as nossas ações podem influenciar e alterar o meio ambiente. A partir disso, é notável a importância de seus estudos para a manutenção da vida no planeta.

Descubra soluções sustentáveis no Brasil

A Novozymes é uma multinacional dinamarquesa de referência em biossoluções, com o uso de enzimas para a produção de diversos itens de forma sustentável. Dessa forma, todos os seus produtos são pensados de forma a reduzir qualquer impacto ao meio ambiente. Saiba mais sobre temas relacionados à Biologia e Sustentabilidade no Bioblog: https://www.bioblog.com.br/

Quer fazer um comentário?