EducaçãoSustentabilidade

Como funciona uma mata ciliar, e o que aconteceria se ela não existisse?

Efeitos da mata ciliar

Entenda como a mata ciliar, uma formação vegetal natural, é uma ferramenta importante para manter a preservação da biodiversidade do meio ambiente.

A mata ciliar, ou floresta ripária, como pode ser chamada, é um tipo de floresta ou cobertura vegetal nativa que cresce ao longo de margens ou várzeas de rios, lagos e córregos. Ela possui esse nome por atuar nesses corpos hídricos de forma tão importante como os cílios agem nos nossos olhos, ao proteger os rios de impurezas e poluentes, servindo quase como um filtro.

Além de preservar a qualidade e o equilíbrio daquele ecossistema, tanto aquático quanto ao redor do rio, a ausência da mata ciliar provoca muitos danos ao desenvolvimento daquele ambiente. Sem ela, as margens dos rios e lagos acabam sofrendo erosão mais facilmente, o que causa assoreamento (acúmulo de sedimentos no fundo), e deixa aquela região mais propensa a sofrer com enchentes e alagamentos. Além disso, a mata ciliar assegura a biodiversidade da fauna e da flora daquela região, ao servir como habitat natural de animais e propiciar um ambiente fértil para o desenvolvimento das plantas nativas.

Infelizmente, apesar dos benefícios que traz ao meio ambiente, a presença mais abundante da mata ciliar está em risco por vários fatores, promovidos principalmente em práticas ilegais usadas na agricultura e na pecuária. Dois dos principais problemas são usados por motivos similares: o desmatamento e as queimadas. Já vistos como práticas ilegais do ponto de vista ambiental, são feitas como forma de aproveitamento do solo daquela área para plantio e pastagens, mas tais práticas só causam o enfraquecimento do solo e do rio, e eventual degradação desse ambiente da mata ciliar.

Por sua importância, hoje o Código Florestal Brasileiro define as regiões de mata ciliar como Áreas de Preservação Permanente, ou seja, áreas que não podem ser danificadas nem alteradas de nenhuma forma, para que o desenvolvimento natural seja preservado. Ainda é necessário conscientizar o máximo de pessoas possível sobre a importância da preservação da mata ciliar, para não somente reduzir a diminuição da mesma feita de forma ilegal, mas para também incentivar a reconstrução dessa vegetação em regiões de risco com a flora nativa.

E você pode ajudar nessa missão. Nos experimentos científicos que temos disponíveis aqui no BioBlog, você encontra um passo a passo de como mostrar os efeitos da mata ciliar em um experimento simples, com materiais de fácil aquisição. Você poderá ver um vídeo que demonstra como montar o experimento, e o que ocorre na prática. É possível perceber os efeitos que a falta da mata ciliar causa quando ocorrem chuvas, seja em um ambiente poluído com lixo, com restos de folhas e árvores, ou ainda onde só com terra. Vale a pena conferir, e mostrar para amigos e familiares!

 

Esse post faz parte da coluna “Biologia para um Mundo Melhor”, que mostra como a biologia e a biotecnologia estão presentes no desenvolvimento sustentável do nosso planeta. Você pode encontrar mais posts como esse pela tag #biologiamundomelhor. Compartilhe com seus amigos essa iniciativa!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *