Bioenergia

Combustíveis fósseis: por que eles prejudicam o meio ambiente?

São vários os problemas causados pelos gases liberados com a queima dos combustíveis fósseis, entre eles a poluição do ar e o aquecimento global.

Os combustíveis fósseis mais comumente conhecidos são o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. Todos têm origem a partir da decomposição de resíduos orgânicos e embora apresentem diversos aspectos que vão na contramão da sustentabilidade, os combustíveis fósseis ainda permanecem em evidência, sendo, ainda muito utilizados para movimentar motores, aquecer materiais e produzir energia.

Por serem de origem de matérias-primas que demoram milhões de anos para serem originadas, são considerados recursos naturais não renováveis. E, para se ter ideia, estima-se que os utilizados atualmente são originados de matérias-primas de 65 milhões de anos atrás. Além da questão de não serem renováveis, os combustíveis fósseis causam danos ao meio ambiente.

o termo combustível fóssil é novo para você? A gente explica mais. leia nosso post: Diferenças entre o combustível fóssil e o biocombustível

Impactos ambientais causados pelo uso de combustíveis fósseis

  • A poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono, gás liberado durante a queima desse tipo de combustível é o principal responsável pelo aquecimento global.
  • O dióxido de enxofre, um dos poluentes liberados também na combustão de combustíveis fósseis é a causa principal da chuva ácida. Esse fenômeno pode levar à destruição monumentos feitos de alvenaria ou mármore e culturas agrícolas.
  • A poluição originada a partir de automóveis (que utilizam combustíveis fósseis) e usinas de carvão pode causar sérios riscos à saúde. As doenças relacionadas à poluição variam de leve a grave e podem afetar significativamente a qualidade de vida. A poluição do ar pode resultar em asma, doença pulmonar obstrutiva crônica ecâncer de pulmão. A exposição prolongada pode aumentar as infecções respiratórias na população em geral. As crianças e os idosos são mais vulneráveis a partículas finas e outras substâncias tóxicas no ar.
  • Os combustíveis fósseis costumam ser transportados para o local desejado por meio de navios. É comum ouvir falar sobre vazamentos em petroleiros ou navios carregados de óleo cru para ser refinado. A consequência disso é que o petróleo contém algumas substâncias tóxicas que, quando misturadas com água, causam sérios impactos à vida aquática.

Se você ficou na dúvida de como poderia abastecer seu carro sem usar um combustível fóssil, que tal aprender um pouco mais sobre o Etanol? Leia nosso post: Abastecer com etanol: mitos e verdades.

Como você pode ajudar a preservar o meio ambiente?

Imagine que, em todo este cenário, você pode fazer a diferença. Pense que seu dia-a-dia, por si só já pode causar um impacto positivo no Planeta Terra. Gostou?

Então veja as Onze maneiras fáceis de você ajudar a salvar o planeta.praia - Meio Ambiente - Biotecnologia

 

Tags:

15 comentários

  1. Olá, estou fazendo meu TCC e gostaria de saber qual o nome do autor deste texto –> http://www.bioblog.com.br/combustiveis-fosseis-por-que-eles-prejudicam-o-meio-ambiente/
    Pois preciso colocar no meu trabalho. Se puder em enviar com urgência, preciso postar na sexta dia 26/10/2018. Obrigada!

    1. Yasmin, boa tarde!
      Pode colocar a fonte como Bioblog/Novozymes
      Att., Angela Fey.

      1. Não teria o autor em específico que fez a matéria?
        Estou também colocando a matéria em minha dissertação, mas por apenas como fonte o Bioblog/Novozymes fica um pouco vago.
        Grata pela atenção.

        1. Olá Juliana!
          Não temos o nome de um autor específico, algumas matérias foram construídas por várias pessoas da nossa equipe, por isso não temos o nome. Se você quiser complementar pode falar que foi a Equipe de Sustentabilidade da Novozymes Latin America.

          1. Poderia passar o nome de apenas um dos autores que trabalham na equipe para eu citar como referencia? Assim eu colocaria o nome dele e a expressão”et al”..
            Muito obrigada

    2. ruberto robertofffo

      1. Pode me passar seu nome completo pra que eu possa colocar?

    3. gostei muito dessa aula

    4. Gostei da matéria

      1. Que bom Érika! Gostamos também! 😉

  2. Olá lá , gosto de ler através de o artigo . Eu como para escrever um pequeno comentário para
    apoiar vocês.

  3. Você fez alɡuns boa aponta lá. Εu verificado
    na net ρara obter mаiѕ informações sobгe a
    questão e encontrado а maioria das pеssoas vai junto com seus pontos Ԁe vista
    este site .

    1. eu quero saber mais coisas

  4. gostei muito do seu site. conteúdo muito interessante
    parabéns 🙂

    1. eu também entendi praticamente tudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *